1061 Q1018297
Fonoaudiologia Neonatologia
Ano: 2022
Banca: UFMG
Abaixo estão descritas algumas alterações ortográficas encontradas na escrita de uma criança.
parto (prato); chamarão (chamaram); potaria (portaria); fagueiro (vaqueiro); cumê (comer); muinto (muito); emcima (em cima).
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à análise ortográfica das alterações encontradas:
1062 Q1018296
Fonoaudiologia Audiologia
Ano: 2022
Banca: UFMG
O audiograma abaixo refere-se ao resultado parcial da avaliação audiológica de um senhor com queixa de dificuldade para ouvir e se comunicar. Após a avaliação, foi informado que os resultados são característicos de quem possui uma doença crônica típica do envelhecimento. 
Imagem associada para resolução da questão

Em relação ao diagnóstico desse senhor, assinale a alternativa CORRETA.
1063 Q1018295
Fonoaudiologia Saúde Coletiva
Ano: 2022
Banca: UFMG
As alternativas abaixo se referem ao Projeto Terapêutico Singular (PTS), ferramenta tecnológica utilizada nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Sobre essa ferramenta e seus eixos principais, analise as seguintes afirmativas:
I. O PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário, e geralmente é dedicado a situações mais complexas.
II. A construção do PTS pode ser sistematizada em dois momentos: (1) Diagnóstico e análise; (2) Definição de ações e metas.
III. No PTS, a identificação das necessidades de saúde, a discussão do diagnóstico e a definição do cuidado são compartilhadas, o que leva ao aumento da eficácia d...
1064 Q1018294
Fonoaudiologia Saúde Coletiva
Ano: 2022
Banca: UFMG
Sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) e sobre a atuação do fonoaudiólogo com a pessoa idosa, é INCORRETO afirmar que
1065 Q1018293
Fonoaudiologia Voz
Ano: 2022
Banca: UFMG
Analise as seguintes afirmativas sobre as técnicas vocais utilizadas no tratamento fonoaudiológico de pacientes com nódulos nas pregas vocais:
I. Pode-se utilizar a técnica do som nasal e a técnica do som basal. II. Pode-se utilizar a técnica dos sons vibrantes e a técnica do empuxo. III. Pode-se utilizar a técnica de voz salmodiada e a técnica de rotação de língua no vestíbulo. IV. Pode-se utilizar a técnica dos sons vibrantes e a técnica de arrancamento associada à rotação de ombros.
Assinale a alternativa CORRETA.
1066 Q1018292
Fonoaudiologia Saúde Coletiva
Ano: 2022
Banca: UFMG
A Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso ? Método Canguru (MC) é uma política pública implantada no Brasil, desde 2002.

Sobre o Método Canguru, é CORRETO afirmar que
1067 Q1018291
Fonoaudiologia Neonatologia
Ano: 2022
Banca: UFMG
Considere as seguintes afirmativas sobre as diferenças anatômicas entre bebês e adultos em relação às estruturas do sistema estomatognático:
I. Comparada à estrutura do adulto, a mandíbula do bebê é menor e levemente retraída.
II. O osso hioide é formado por cartilagem nos bebês, enquanto nos adultos tem constituição óssea.
III. A língua, o palato mole, a faringe e a laringe são mais rebaixadas no bebê, o que facilita a respiração nasal durante a deglutição.
IV. Devido ao pequeno espaço intraoral, a língua do bebê apresenta maior mobilidade do que a do adulto.

Assinale a alternativa CORRETA.
1068 Q1018290
Fonoaudiologia Disfagia e Mastigação
Ano: 2022
Banca: UFMG
Na reabilitação das disfagias são utilizadas técnicas e exercícios para melhorar a função de deglutição.
Sobre essas técnicas e exercícios, assinale a alternativa CORRETA.
1069 Q1018289
Fonoaudiologia Disfagia e Mastigação
Ano: 2022
Banca: UFMG
Considere as seguintes afirmativas sobre a avaliação fonoaudiológica do paciente com disfagia:
I. Na fase preparatória-oral, pode-se esperar que o paciente aspire antes da deglutição, devido à alteração dos movimentos anteroposteriores e verticais da língua, causando estase em cavidade oral.
II. Na fase oral, pode ocorrer aspiração após a deglutição devido ao aumento da tensão bucal que acarreta alteração na formação do bolo e estase em cavidade oral.
III. Na fase faríngea, pode ocorrer aspiração antes e durante a deglutição, devido a, respectivamente, atraso ou ausência do início da deglutição e redução do fechamento laríngeo.
IV. Na fase faríngea, pode ocorrer aspiração após a deglutição, devido à alteração do peristaltismo faríngeo.

Assinale a alternativa ...
1070 Q1018288
Fonoaudiologia Neonatologia
Ano: 2022
Banca: UFMG
Em relação à avaliação e ao tratamento de recém-nascidos e lactentes com distúrbios de alimentação e deglutição, é CORRETO afirmar que