4811 Q490486
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Os exercícios excêntricos devem ser instituídos após o estágio subagudo da inflamação ter sido atingido e que se sigam à tolerância bem-sucedida de treinamento isométrico e algum treinamento concêntrico. Um continuum de exercícios com demandas progressivas em fases deve respeitar o tipo de exercício relacionado com a amplitude de movimento (ADM), tendo como estágio inicial e final, respectivamente, os exercícios:
4812 Q490484
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Na fase de contato inicial da marcha alguns grupamentos musculares precisam estar em bom funcionamento para que não haja alterações funcionais na locomoção. A avaliação biomecânica de incapacidade nessa fase da marcha estaria relacionada com o mau funcionamento dos seguintes músculos:
4813 Q490482
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um ciclo de marcha é definido como um intervalo de tempo durante o qual se completa uma sequência de eventos que ocorre em sucessão recorrente e regular. De acordo com os períodos da marcha e suas funções, é correto afirmar que:
4814 Q490480
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um segmento da medula espinal engloba a porção da medula que pertence a um determinado nervo espinal. De acordo com as funções neurais aferentes e eferentes, é correto afirmar que:
4815 Q490478
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A musculatura estriada esquelética pode ser classificada, de acordo com a função e a histologia, em musculatura vermelha e branca ou tipo 1 e tipo 2. De acordo com a quantidade de mitocôndrias, o metabolismo e a tendência a ocorrer quando não utilizada, é correto afirmar que:
4816 Q490476
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Existem dois tipos de tecido ósseo. Nas fraturas, a lesão é primariamente recoberta por um tecido fibrocartilaginoso. Em algumas semanas forma-se uma “cicatriz”, que consiste no depósito de osso primário. Nos meses subsequentes, este calo é reestruturado, osso secundário, adotando a forma original de osso. Durante o processo de cicatrização da lesão, pode ocorrer a formação de uma “falsa” articulação. Osso primário, osso secundário e falsa articulação correspondem, respectivamente, a:
4817 Q490440
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

A respeito da inervação e das compressões nervosas na região do ombro, analise as afirmativas a seguir:

1. A síndrome do desfiladeiro torácico refere-se apenas às estruturas nervosas do plexo braquial entre pescoço e axila.

2. A lesão na incisura supraescapular por compressão do nervo supraescapular afeta os músculos supraespinhal e infraespinhal, imitando patologia do manguito rotador.

3. As lesões de nervo axilar são comuns por luxação anterior do ombro e os pacientes apresentam atrofia profunda do deltoide e parestesia da área lateral do braço.

4. O nervo músculocutâneo penetra o músculo coracobraquial, passando por entre bíceps e braquial, inervando-os e promovendo a inervação sensitiva ao antebraço medial.

5. O nervo axilar que se origin...

4818 Q490438
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Quanto à avaliação da articulação temporomandibular (ATM), analise as afirmativas a seguir:

1. Sob condições normais a relação linha média entre os incisivos superior e inferior pode permanecer alterada nas posições fechadas e abertas.

2. O fisioterapeuta pode apalpar os côndilos da mandíbula durante a abertura e o fechamento da boca para determinar o movimento conjunto dos mesmos.

3. No movimento de retrusão da mandíbula, a retração normal é de 3 a 4 mm e a dor na amplitude final indica lesão intracapsular.

4. A posição de repouso da ATM ocorre quando a língua está contra o palato da boca e os dentes não estão em contato.

5. A amplitude de movimento máxima para a abertura da boca é de cerca de 65mm, medida entre o maxilar e os incisivos mand...

4819 Q490435
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Sobre os cuidados de uma cicatriz proveniente de queimaduras, analise as afirmativas a seguir:

1. Em geral, quando as feridas cicatrizam em menos de 10 a 14 dias, não é necessária a utilização da compressão sob a cicatriz.

2. Curativos ou vestes com pressão constante além de 25 mmHg diminuirão a vascularidade, os mucopolissacarídeos, a deposição de colágeno, e o edema localizado.

3. As cicatrizes devem ser massageadas de modo lento e leve, por cinco a dez minutos, três a seis vezes ao dia.

4. No uso das malhas compressivas, em superfícies côncavas não é indicado o uso de dispositivos auxiliares de compressão, pois eles podem macerar a área da cicatriz.

5. A pressão mostra-se necessária até a maturação completa da cicatriz, podendo chegar a ma...

4820 Q490433
Fisioterapia
Ano: 2014
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Quanto às fraturas da diáfise tibial, analise as afirmativas a seguir:

1. Traumatismos diretos e de baixo impacto em lesão por torção com o pé plantado podem resultar em fraturas oblíquas.

2. Durante a primeira semana do tratamento utilizando-se haste intramedular estaticamente travada em uma fratura instável, pode- -se permitir a sustentação parcial de peso com auxílio de muletas.

3. A sustentação parcial de peso, no tratamento de fraturas expostas com fixador externo, é indicada a partir da quarta semana.

4. Nas fraturas instáveis, as transferências de pé com giro em torno da perna boa, e ambulação com auxílio devem ser iniciadas apenas na segunda semana.

5. As pseudoartroses podem ser tratadas inicialmente sem a sustentação progressiva do ...