1181
Q1018148
“Consiste na extensão-abdução dos membros, principalmente os superiores, seguida da flexão-adução desencadeada por estímulos sonoros, visuais e cinestésicos”. Sobre qual reflexo primitivo estamos falando?
1182
Q1018147
Acerca dos testes ortopédicos, marque a alternativa CORRETA:
1183
Q1018146
Na síndrome do neurônio motor superior, são achados neurológicos comuns:
1184
Q1018145
Os nervos do membro superior originam-se do plexo braquial, estendem-se da região cervical para a axila e fornecem fibras motoras e sensoriais. O plexo braquial é formado pela união dos ramos ventrais dos nervos espinhais de C5 a C8 e T1, e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio. Assim, percebemos que o plexo braquial não inerva somente o membro superior, mas também os músculos das regiões cervical e torácica e, ainda, alguns da região dorsal. Sobre essas relações anatômicas (raízes nervosas e músculos inervados), está CORRETO:
1185
Q1018144
Analise as afirmativas abaixo com relação à avaliação do paciente amputado, quanto à inspeção da pele do membro intacto e do membro amputado.
1. Quanto à cor da pele, o aumento da vermelhidão é indicativo de infecção, inflamação ou irritação.
2. Quando a coloração da pele estiver enegrecida, escura, pode indicar gangrena.
3. Os pulsos diminuídos no segmento amputado são sinais de normalidade.
4.Quanto à temperatura da pele, o frio demonstra falta de circulação.
5. Quanto às lesões e úlceras, devem ser notificadas e tratadas apenas posteriormente se houver necessidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.
1. Quanto à cor da pele, o aumento da vermelhidão é indicativo de infecção, inflamação ou irritação.
2. Quando a coloração da pele estiver enegrecida, escura, pode indicar gangrena.
3. Os pulsos diminuídos no segmento amputado são sinais de normalidade.
4.Quanto à temperatura da pele, o frio demonstra falta de circulação.
5. Quanto às lesões e úlceras, devem ser notificadas e tratadas apenas posteriormente se houver necessidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.
1186
Q1018143
“Ao paciente em decúbito ventral, com o braço para fora da mesa em 90° de flexão, deve ser solicitado que erga o peso estendendo o ombro. O paciente pode realizar flexão simultânea do cotovelo, enquanto realiza o movimento descrito a fim de facilitá-lo.” A descrição anterior sobre o posicionamento durante exercício é indicada para o fortalecimento de qual grupo muscular?
1187
Q1018142
Na avaliação fisioterapêutica, identificamos o músculo tibial anterior, responsável pela ação de dorsiflexão do pé, e que possui como enervação o seguinte segmento da medula espinhal, nervo e plexo:
1188
Q1018109
O Teste de Thomas é especifico para avaliar a:
1189
Q1018108
A cervicalgia é menos frequente que a lombalgia. Sua prevalência atual na população geral é estimada em 29% nos homens e 40% nas mulheres, embora estes índices possam ser ainda maiores quando avaliamos populações selecionadas de acordo com as atividades exercidas no trabalho. Durante o exame físico, é correto afirmar que:
1190
Q1018107
Durante a avaliação de um paciente é importante saber o quanto ele tolera um determinado esforço. Para isso, existem escalas que mensuram essa percepção subjetiva do esforço do paciente e isso permite que o fisioterapeuta trace suas condutas. Assinale a opção que indica a escala mais conhecida para monitorizar a tolerância do indivíduo ao exercício: