171 Q1016679
Fisioterapia Fundamentos da Saúde Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia Anatomia na Fisioterapia + 1
Ano: 2022
Banca: IBFC
São funções ósseas além de sustentação do corpo:
172 Q1016671
Fisioterapia Fisioterapia Geral Fundamentos da Saúde Anatomia na Fisioterapia + 1
Ano: 2022
Banca: FGV
Dois dias após reiniciar atividade física, no retorno de um mês de férias, uma paciente adulta jovem refere dor muscular intensa nos grupamentos musculares diretamente relacionados com o exercício físico realizado. Considerando que o diagnóstico é de dor muscular tardia (DMT), sua principal causa está relacionada a:
173 Q1016663
Fisioterapia Fundamentos da Saúde Anatomia na Fisioterapia Fisiologia em Fisioterapia + 1
Ano: 2022
Banca: FGV
Após ressecção de um carcinoma mamário, localizado no quadrante lateral superior esquerdo, associado a esvaziamento axilar linfático, a paciente de 56 anos apresentou linfedema em membro superior esquerdo e limitação de movimento para adução horizontal do braço do mesmo lado. Considerando o déficit motor, possivelmente foi lesionada a seguinte estrutura durante a abordagem cirúrgica: 
174 Q1016653
Fisioterapia Fisioterapia Geral Fundamentos da Saúde Avaliação funcional + 3
Ano: 2022
Banca: FGV
A aplicação de técnicas de estiramento mantido é muito usual e útil para melhorar a flexibilidade e a performance do movimento humano. Dessa forma, a posição do membro superior que proporciona maior afastamento entre a origem e a inserção muscular do bíceps braquial é:
175 Q1016642
Fisioterapia Fundamentos da Saúde Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia Anatomia na Fisioterapia + 2
Ano: 2022
Banca: FGV
Indivíduo do sexo masculino, 42 anos, com história familiar de hanseníase, apresenta no exame físico hipotrofia de músculos hipotenares e hiperextensão da falange proximal do 4º e 5º quirodáctilos da mão direita, com consequente flexão parcial das falanges médias e distais desses mesmos dedos, além de referir fraqueza ao segurar objetos.
Considerando o caso exposto, o fisioterapeuta suspeita de:
176 Q1016571
Fisioterapia Fundamentos da Saúde Fisioterapia Respiratória Anatomia na Fisioterapia + 1
Ano: 2022
Banca: CONSULPAM
A ausculta constitui um método semiótico na exploração clínica do tórax para exame dos pulmões. Ao avaliarmos a presença dos sons, podemos identificar como som anormal:
177 Q1016568
Fisioterapia Fundamentos da Saúde Fisioterapia Respiratória Anatomia na Fisioterapia + 1
Ano: 2022
Banca: CONSULPAM
O diafragma é o principal músculo respiratório e separa as cavidades torácica e abdominal. Podemos inferir como VERDADEIRA a alternativa:
178 Q1016567
Fisioterapia Fundamentos da Saúde Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia Anatomia na Fisioterapia + 1
Ano: 2022
Banca: CONSULPAM
Na postura de decorticação o paciente apresenta: 
179 Q1016562
Fisioterapia Fundamentos da Saúde Anatomia na Fisioterapia Fisiologia em Fisioterapia + 1
Ano: 2022
Banca: CONSULPAM
O muco é um material biológico muito complexo, em termos de propriedades físico-químicas, e o conhecimento das suas características representa uma contribuição para alcançar o melhor tratamento. Julgue V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(__) Tanto o muco produzido pelas glândulas como pelas células caliciformes é deslocado pelo batimento ciliar sincrônico ao longo da superfície epitelial, em direção à faringe.
(__) O movimento ciliar geralmente é coordenado, provocando uma corrente do fluido em uma só direção, na superfície epitelial.
(__) Os movimentos ciliares resultam do deslizamento de microtúbulos entre si.
(__) O componente fluido do sistema mucociliar é constituído apenas pela cam...
180 Q1016558
Fisioterapia Fundamentos da Saúde Fisioterapia Respiratória Anatomia na Fisioterapia + 1
Ano: 2022
Banca: CONSULPAM
Com base nos conhecimentos dos mecanismos de defesa do aparelho respiratório, assinale a alternativa INCORRETA.