21 Q922150
Filosofia Filosofia e a Grécia Antiga
Ano: 2023
Banca: FGV
Aristóteles estabelece a mais antiga lógica formal conhecida no Ocidente. Parte fundamental desta lógica é a noção de silogismo, uma forma de demonstração segura de verdades a partir do encadeamento rigoroso de proposições.
Com relação às regras aristotélicas da inferência silogística, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um silogismo deve conter somente três termos. ( ) Em um silogismo, duas premissas negativas resultam sempre em uma conclusão positiva. ( ) Em um silogismo, o termo médio deve aparecer na conclusão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
22 Q922148
Filosofia Filosofia e a Grécia Antiga
Ano: 2023
Banca: FGV
Aristóteles chamou de Filosofia Primeira aquela parte da Filosofia que é anterior a todas as demais, dado que investiga as condições mais fundamentais do existente e do cognoscível.
Assinale a opção que identifica corretamente o conceito fundamental da Filosofia Primeira de Aristóteles.
23 Q922145
Filosofia Filosofia e a Grécia Antiga
Ano: 2023
Banca: FGV
Relacione os pensadores pré-socráticos aos seus respectivos fragmentos.
1. Parmênides de Eleia 2. Empédocles de Agrigento 3. Heráclito de Éfeso 4. Anaximandro de Mileto
( ) “Todas as coisas se dissipam onde tiveram a sua gênese, conforme a culpabilidade; pois pagam umas às outras castigo e expiação pela injustiça, conforme a determinação do tempo.” ( ) “Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome. Mas toma formas variadas, assim como o fogo, quando misturado com essências, toma o nome segundo o perfume de cada uma delas.”
( ) “Deixam-se levar, surdos e cegos, mentes obtusas, massa indecisa, para a qual o ser e o não-ser é considerado o mesmo e não o mesmo, e para a qual em tudo há uma via contraditória.” ( ) “Ainda outra coisa te direi. Não há nascim...
24 Q922143
Filosofia Filosofia e a Grécia Antiga Sócrates e a Maiêutica
Ano: 2023
Banca: FGV
No diálogo platônico Mênon, Sócrates mostra ao seu interlocutor que alguém que jamais teve educação formal, como o jovem escravo com quem conversa, é capaz de enunciar, por conta própria e de maneira correta, o teorema de Pitágoras.
Assinale a opção que identifica corretamente a tese platônica ilustrada pela situação do diálogo.
25 Q922142
Filosofia Conceitos Filosóficos Filosofia e a Grécia Antiga
Ano: 2023
Banca: FGV
“Por fim, de maneira infeliz, inferiu-se que a doutrina das Ideias de Platão e a crítica da razão de Kant não teriam concordância alguma. Exatamente porque se permaneceu preso às palavras, não se penetrou no conteúdo dos dois grandes mestres, não se entregou a eles de maneira fiel e séria, seguindo sua cadeia de pensamentos. Caso se tivesse feito isso, então se teria de perceber, sem sombra de dúvida, como os dois grandes sábios concordam e como o espírito, o alvo de ambas as doutrinas, é o mesmo.”
 Adaptado de SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
Schopenhauer busca conciliar, em sua doutrina, os pensamentos de Platão e Kant. Assinale a opção que identifica um aspecto do pensamento de Schopenhauer inspirado por um desses filósofos.
26 Q921788
Filosofia Filosofia e a Grécia Antiga A Metafísica de Aristóteles Platão e o Mundo das Ideias
Ano: 2023
Banca: FCM
Sobre as origens da dialética é correto afirmar que(,)
27 Q920087
Filosofia Conceitos Filosóficos Ética e Liberdade Filosofia e a Grécia Antiga
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A palavra Ética vem do grego ethos, que significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do homem. Mas, afinal, como é formado o comportamento do Ser Humano?
28 Q920086
Filosofia Conceitos Filosóficos Ética e Liberdade Filosofia e a Grécia Antiga
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Quando o professor de Religião, cumprindo com os Parâmetros Curriculares, considera os valores de cada família, as diferentes visões de mundo de cada estudante, a diversidade sociocultural, pode concluir que:

I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.

Quais estão corretas?
29 Q918738
Filosofia Filosofia e a Grécia Antiga A Metafísica de Aristóteles Sócrates e a Maiêutica + 1
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Ao abordar sua teoria do conhecimento, esse filósofo acreditava que existe um mundo imaterial, eterno e imutável. Esse mundo é separado do mundo sensível e só é possível chegar a ele pela via da razão. É nesse mundo que estão as ideias, que não são apenas ideias, mas realidades existentes por si mesmas. A qual filósofo pertence o pensamento mencionado?
30 Q918737
Filosofia Filosofia e a Grécia Antiga A Metafísica de Aristóteles
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Em relação ao processo de reflexões da teoria das quatros causas aristotélicas, o pensador afirma que existe uma causa que deu origem aos objetos, a um determinado ser. Isso seria, na visão do pensador, a causa primeira da origem de um determinado ser. Que causa é essa?