Em relação às preparações semi-sólidas, que são destinadas à aplicação na pele ou em certas mucosas segundo a farmacopéia brasileira, julgue os próximos itens.
Uma pomada simples tem lanolina ou vaselina em sua composição.
Em relação às preparações semi-sólidas, que são destinadas à aplicação na pele ou em certas mucosas segundo a farmacopéia brasileira, julgue os próximos itens.
Uma pomada simples tem lanolina ou vaselina em sua composição.
Acerca da manipulação do xarope de hidroxizine a 0,1% em xarope simples, julgue os itens subseqüentes.
O xarope citado é um medicamento composto.
Acerca dos procedimentos técnicos que devem ser adotados durante a estocagem de medicamentos, visando à sua conservação, julgue os itens a seguir.
Medicamentos sensíveis à umidade devem ser conservados em frascos hermeticamente fechados ou em embalagens que contenham substâncias dessecantes.
O diagnóstico da enterobiose, provocada pelo Enterobius vermicularis ou por oxiúros, deve ser pesquisado quando o paciente apresenta queixas de prurido anal noturno e insônia. O método de diagnóstico parasitológico de escolha para esta parasitose é:
Na prática da farmacovigilância, quando o prescritor acompanha o paciente e detecta uma reação adversa a medicamento e, por vontade própria, realiza a notificação do caso à farmácia, significa que ele está realizando um procedimento chamado
Acerca de antimicrobianos, julgue os seguintes itens.
Aminoglicosídeos são reconhecidamente ototóxicos e nefrotóxicos. Esses efeitos adversos tendem a acontecer com maior freqüência quando o tratamento é mantido por mais de 5 dias, quando são administradas doses com baixo índice terapêutico e em pacientes com insuficiência renal.
O uso desnecessário, assim como a utilização de fármacos em situações contra-indicadas, expõe pacientes a riscos de reações adversas a medicamentos (RAM) e intoxicações medicamentosas, constituindo, portanto, causa de morbidade e, inclusive, de mortalidade. Assinale a opção incorreta a respeito da RAM.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS):
Qual das alternativas a seguir corresponde a desordem de adesão plaquetária:
A leucemia mieloide aguda ou mieloblástica é caracterizada por: