2441 Q889267
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CPCON
Pomadas são preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou mucosas. Sobre as bases que compõem essas formas farmacêuticas, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A vaselina é uma base hidrofóbica composta por uma mistura purificada de hidrocarbonetos semissólidos derivados do petróleo. ( ) A lanolina é uma base hidrofílica obtida da lã de ovelha, que para ser utilizada como insumo farmacêutico precisa ser purificada, ou seja, limpa, desodorizada e descolorida. ( ) Bases removíveis pela água são emulsões do tipo A/O semelhantes a cremes, que, devido à sua fase externa aquosa, são facilmente retiradas da pele com água.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
2442 Q889266
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CPCON
Os comprimidos com revestimento entérico têm características de liberação _____________. Eles são desenvolvidos para passarem intactos pelo estômago e alcançarem o intestino, onde se desintegram para permitir a dissolução e absorção e/ou efeito terapêutico do fármaco. Os revestimentos entéricos são empregados quando a substância ativa é destruída_____________, é particularmente irritante à mucosa gástrica ou, ainda, quando a passagem da forma farmacêutica intacta pelo _____________ aumenta substancialmente a absorção intestinal do fármaco. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 8 – Comprimidos, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
2443 Q889265
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CPCON
Para formas farmacêuticas administradas oralmente, a ação prolongada do fármaco é alcançada ao afetar a velocidade na qual ele é liberado a partir da forma farmacêutica e/ou tornar mais lento o trânsito da mesma ao longo do trato gastrintestinal. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 9 – Formas farmacêuticas sólidas orais de liberação modificada, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Associe a coluna da esquerda com a da direita, tendo como parâmetro a tecnologia de liberação prolongada para formas farmacêuticas orais.
TECNOLOGIA DE LIBERAÇÃO PROLONGADA
1. Micropartículas. 2. Sistemas de múltiplos comprimidos. 3. Sistemas matriciais hidrofílicos. 4. Formação de complexos. 5. Bomba osmótica.
CONCE...
2444 Q889264
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CONTEMAX
A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. Sobre a doença e seu agente etiológico, considere a alternativa correta:
2445 Q889263
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CONTEMAX

Suspeitas de inefetividade terapêutica (SIT) ocorrem quando medicamentos não apresentam os efeitos que se esperam deles (Anvisa, 2008). Sobre as notificações de suspeita de inefetividade dos fármacos, analise os itens, abaixo:


I - A inefetividade pode ocorrer por redução ou por ausência do efeito esperado. Isso pode ocorrer por problemas com a qualidade do medicamento, interações medicamentosas, uso inadequado, resistência ou tolerância do paciente ao medicamento.


II - As notificações de suspeitas de inefetividade terapêutica são as mais complexas de ser investigadas, pois diversos são os fatores que po...

2446 Q889262
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CONTEMAX
Uma das contraindicações absolutas para qualquer tipo de suporte nutricional por via enteral ou parenteral a dosagem de Lactato Sérico:
2447 Q889261
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CONTEMAX
Com base na Portaria 2616/98, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares – CCIH deverá elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando, no mínimo, ações relativas a/à:
2448 Q889260
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CONTEMAX
De acordo com a Portaria 344/98, as medicações constantes na lista C4 são classificadas como:
2449 Q889259
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CONTEMAX
De acordo com a Portaria 344/98, a Notificação de Receita "A" poderá conter no máximo de:
2450 Q889258
Farmácia
Ano: 2020
Banca: CONTEMAX
De acordo com a ANVISA, Espírito é a forma farmacêutica líquida alcoólica ou hidroalcoólica, contendo princípios aromáticos ou medicamentosos e classificados em simples e compostos. Os espíritos são obtidos pela dissolução de substâncias aromáticas em: