281 Q1011572
Farmácia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública
Ano: 2022
Banca: ADVISE
No raciocínio clínico farmacêutico, durante a consulta, a anamnese farmacêutica identifica:
I- As necessidades e os problemas de saúde;
II- As situações especiais e as precauções;
III- As possibilidades de conduta.
Dos itens acima:
282 Q1011571
Farmácia Farmacologia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública Legislação em Farmácia + 2
Ano: 2022
Banca: ADVISE
De acordo com a Relação Nacional de Medicamentos – RENAME, o ácido fólico é disponível, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, nas seguintes apresentações:
283 Q1011569
Farmácia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública
Ano: 2022
Banca: ADVISE
Com relação à coleta de dados, na anamnese farmacêutica, é CORRETO afirmar que: 
284 Q1011568
Farmácia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública
Ano: 2022
Banca: ADVISE
De acordo com o CRF-SP, as farmácias são, frequentemente, o primeiro ponto de contato entre o usuário e o sistema de saúde, por isso, embora seja importante que todos os colaboradores estejam familiarizados com o assunto, a avaliação do risco de um paciente com suspeita de infecção por SARS-CoV-2 deve ser conduzida pelo farmacêutico, que tem papel fundamental na prevenção da propagação do SARSCoV-2, por (FIP, 2020):
 Compreender a natureza da COVID-19, como ela é transmitida e como evitar que ela se propague ainda mais;  Saber acessar fontes de informação confiáveis, relativas às estratégias de enfrentamento do SARS-CoV-2;  Conhecer os protocolos de tratamento precoce e prevenção do SARS-CoV-2 com Ivermectina e Azitromicina;  Notificar os casos suspeitos. ...
285 Q1011564
Farmácia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública Legislação em Farmácia Legislação Federal, Normas e Resoluções do CFF
Ano: 2022
Banca: ADVISE
De acordo com o CFF, todas as alternativas abaixo são procedimentos farmacêuticos, diretamente relacionados ao paciente, EXCETO: 
286 Q1011563
Farmácia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública
Ano: 2022
Banca: ADVISE
Leia o trecho a seguir:
“_________________ é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.” (CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, 2013).
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto. 
287 Q1011429
Farmácia Farmacologia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública Farmacologia Cardiovascular + 2
Ano: 2022
Banca: FADENOR
Atente-se às prescrições dos pacientes X, Y e Z e suas respectivas posologias descritas no texto. Em seguida, leia atentamente as asserções abaixo que relata como os pacientes estão fazendo a administração dos seus medicamentos, durante o tratamento medicamentoso.
I - Paciente X relata tomar 1 comprimido de losartana 50 mg no seguinte horário: 8h. II - Paciente Y relata tomar 1 comprimido de amoxicilina 500 mg nos seguintes horários: 7h, 15h e 23h. III - Paciente Z relata tomar 1 comprimido de dipirona 500 mg nos seguintes horários: 9h e 21h.
Diante do exposto, pode-se afirmar que quais pacientes estão realizando corretamente a administração do medicamento? 
288 Q1011428
Farmácia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública Cálculos Farmacêuticos
Ano: 2022
Banca: FADENOR
Diante do exposto, pode-se afirmar que: 
289 Q1011424
Farmácia Farmacologia Farmacocinética Assistência Farmacêutica e Saúde Pública
Ano: 2022
Banca: FADENOR
A seguir, são descritas algumas situações reais em que há necessidade de se administrar medicamentos para cada uma das condições de saúde apresentada, a saber: I - Paciente traqueostomizado, com impossibilidade de deglutição, necessitando fazer administração de analgésico parenteral. II - Paciente consciente, orientado e sem quadro de disfagia, necessitando fazer uso de medicação anti-inflamatória por via não invasiva, enteral e de baixo custo. III - Paciente apresenta ferida em membro inferior esquerdo, necessitando fazer uso de pomada antimicrobiana na área lesionada.
Considerando as condições impostas em cada uma das situações descritas em I, II e III, as vias de administração mais recomendas para cada um dos pacientes são, respectivamente:
290 Q1011381
Farmácia Assistência Farmacêutica e Saúde Pública
Ano: 2022
Banca: FGV
O conceito de Perigo pode ser definido como