Questões de Ética na Administração Pública da IDECAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ética na Administração Pública da IDECAN

A legislação atual prevê que o abandono de cargo pelo servidor público implica na sua demissão. No caso, para que isso ocorra, considera-se abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por: 

Mévio, servidor público federal, avistou um casal discutindo na sede do IBGE. No momento em que o marido começou a agredir fisicamente a esposa, Mévio resolveu intervir na briga. Após diversas trocas de socos, ele conseguiu imobilizar o marido da vítima e colocou a situação na normalidade até a chegada da polícia. Tempos depois, foi aberta sindicância para verificar a conduta de Mévio. Nesse caso, assinale a alternativa correta: 

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, a advertência é considerada uma: 

Sobre a demissão no serviço público, analise as afirmativas a seguir:
I. A demissão será aplicada no caso de continência pública ou conduta abusiva, na repartição.
II. Excepcionalmente, a improbidade administrativa pode acarretar a demissão do servidor público.
III. A demissão deverá ser aplicada no caso de acumulação de funções públicas.

Assinale:

Paulo e Antônio são servidores públicos federais e também ocupam cargos em comissão na Administração Pública Federal. Diariamente, após o fim do expediente, tais servidores se dirigem a um bar perto do local de trabalho. Lá, Paulo sempre bebe exageradamente até cair, enquanto Antônio é um pouco mais moderado. Nada disso, porém, parece prejudicar o trabalho de ambos, visto que eles são considerados os mais produtivos da equipe de trabalho. Assim, do ponto de vista ético, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis