Questões sobre Acessibilidade

Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015 - Acessibilidade - IBGP - 2021 - Prefeitura de Itabira - MG - Provas: Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental - Educação Física Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental - Professor de Informática Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Regência de Class

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PcD), as avaliações nesses indivíduos serão biopsicossociais e realizadas por equipe multiprofissional e interdisciplinar, devendo considerar, EXCETO:
    A) Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.

    B) Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.

    C) A facilidade para o desempenho das atividades.

    D) A restrição de participação.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Assinale a opção que apresenta o princípio a ser atendido quando da concepção e da implantação de mostra de arte aberta ao público, a fim de promover a acessibilidade, salvo comprovada impossibilidade.
    A) elemento de urbanização
    B) desenho universal
    C) mobiliário urbano
    D) comunicação
    E) atendimento prioritário
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A concepção e a implantação de projetos de uso público ou coletivo, bem como de políticas públicas, devem atender aos princípios do desenho universal, a fim de garantir o direito à acessibilidade. De acordo com a Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), pode-se considerar desenho universal a concepção de
    A) produtos, ambientes e programas a serem usados somente por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, incluindo-se adaptações e projetos específicos.
    B) produtos, equipamentos, dispositivos, recursos e serviços que promovam a funcionalidade, relacionada exclusivamente à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, sem adaptações ou projetos específicos.
    C) produtos, equipamentos, dispositivos, recursos e serviços que promovam a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação de todas as pessoas, sem adaptações ou projetos específicos.
    D) produtos, equipamentos, dispositivos, recursos e serviços que promovam a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, incluindo adaptações e projetos específicos.
    E) produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015 - Acessibilidade - INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Cariacica - ES - Assistente de CMEI I

Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de
    A) garantia de tratamento diferente das demais pessoas sem deficiência.
    B) distinção, restrição ou inclusão, por ação ou omissão.
    C) recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
    D) reconhecimento dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: