Estatística
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Seja ρ o coeficiente de correlação entre as variáveis aleatórias X e Y. Se Z = aX + b e U = cY + d, onde a > 0 e c < 0, então os coeficientes de correlação entre Z e U e entre U e Y são dados, respectivamente, por
Estatística
Ano: 2007
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Considere a distribuição de probabilidades discreta apresentada a seguir.

 

Analisando-se esses dados, conclui-se que a:

Estatística
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Uma pesquisa foi realizada para avaliar se o preço médio do quilo da carne bovina, tipo Alcatra, vendida nos supermercados de dois bairros é igual. No bairro X foram coletados os preços de 15 supermercados e o preço médio obtido foi μ1 com variância 2X S e no bairro Y foram coletados preços de 15 supermercados com preço médio de μ2 com variância 2Y S . Considerando que as distribuições dos preços apresentam distribuição normal e as variâncias populacionais dos dois grupos são iguais e desconhecidas, a distribuição de probabilidade da estatística apropriada para se comparar a média dos dois bairros é
Estatística
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

A tabela a seguir apresenta média e desvio padrão de cinco diferentes amostras de preços de um certo produto, obtidas em cinco diferentes estados:

A amostra de menor coeficiente de variação foi a:

Estatística
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Dados acerca de 400 indústrias de pequeno porte foram coletados em um levantamento amostral. Essas indústrias foram selecionadas por amostragem aleatória simples de um rol de 5 mil indústrias. Entre os dados coletados, estavam o número de empregados (E) e o faturamento bruto anual (F), em milhares de reais. A pesquisa mostrou, entre outros, os seguintes resultados.

I Na ocasião da pesquisa, foram observados, em média, 50 empregados por indústria e o faturamento bruto anual médio foi de R$ 800 mil/indústria.

II Os desvios-padrão amostrais de E e F foram iguais, respectivamente, a 20 empregados e R$ 100 mil.

III A correlação linear entre E e F foi positiva.

Com relação à situação hipo...

Estatística
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Para responder às questões de números 47 a 49, considere o enunciado a seguir.

A tabela de dupla entrada abaixo apresenta a distribuição conjunta das freqüências relativas a X e Y, onde:

X = preço, em reais, do produto X.

Y = preço em reais, do produto Y.

O coeficiente de variação populacional de X é:

Estatística
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Ainda considerando as informações do texto, é correto afirmar que o coeficiente de correlação linear entre x e y é um valor entre

Estatística
Ano: 2007
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Uma medida de dispersão alternativa ao desvio padrão é o intervalo interquartil.

5, 7, 8, 10, 12, 15

O intervalo interquartil dos dados acima é:

Estatística
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Um indicador W que mede a qualidade de determinado produto é uma variável aleatória contínua simetricamente distribuída em torno de 7. Tal indicador assume apenas valores positivos e em 75% dos casos seu valor é superior a 3. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

O terceiro quartil é igual a 3.

10 Q453368
Estatística
Ano: 2007
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O enunciado a seguir refere-se às questões de nos 56 a 60. Os dados abaixo representam a distribuição de 1200 domicílios residenciais, por classe de consumo de energia elétrica mensal, em uma área de concessão da CERON, medidos em 2006. Não existem observações coincidentes com os extremos das classes.

O terceiro quartil da distribuição, em kWh, pode ser estimado, aproximadamente, em: