1371 Q634222
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

As licitações para execução de obras e para a prestação de serviços obedecem ao disposto na Seção III − Obras e Serviços da Lei nº 8.666/93. As Obras e os Serviços somente poderão ser licitados quando

I. houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.

II. constar no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

III. existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

IV. houver previsão de recursos orçamentários que assegurem ...

1372 Q634221
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Para suspender o bloco de massa m utiliza-se o mecanismo mostrado na figura abaixo, onde a corda e o cabo são enrolados sem folga em torno dos respectivos tambores, que são solidários, giram e possuem um momento de inércia total em torno de O igual a JO. O motoredutor aplica um torque M à polia, de massa desprezível e raio p, que traciona o cabo, que por sua vez rotaciona os tambores. Considere g o valor aceleração da gravidade local.

A aceleração do bloco durante a subida é

1373 Q634220
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A frequência natural do sistema é, em rad/s,
1374 Q634219
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Se a base do instrumento estiver sujeita a um movimento harmônico dado em metros por xB = 0,001cos(60t), sendo t o tempo em segundos, para este sistema
1375 Q634218
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere a figura abaixo.

Os símbolos à esquerda e à direita significam, respectivamente, que a rugosidade média Ra deve ser:

1376 Q634217
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em Engenharia Legal, considere:

I. Os assistentes técnicos são de confiança das partes, não sujeitos a impedimento ou suspeição.

II. As partes nomeiam peritos judiciais de sua confiança.

III. Após realizar minuciosa análise dos fatos, o perito judicial nomeado pela parte emite laudo que será avaliado pelo juiz.

Está correto o que se afirma em

1377 Q634216
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um gás no interior de um cilindro tem volume inicial de 0,15 m3 e temperatura de 27 °C. A pressão interna inicial é de 150 kPa. Um trabalho de 25 kJ é realizado para comprimir o gás, que atinge a temperatura de 127 °C. O calor específico do gás é admitido constante e igual a 0,8 kJ/kg.K. A constante do gás é 0,3 kJ/kg.K. A massa do gás e o calor transferido no processo são, respectivamente,
1378 Q634215
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em áreas de vivência de canteiros de obras, é INCORRETO afirmar que
1379 Q634214
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A documentação e o registro de informações da manutenção de edificações devem propiciar evidências da gestão do programa da manutenção, além de auxiliar no programa e no planejamento de serviços futuros. Esta documentação do programa de manutenção deve incluir

I. manual de operação, uso e manutenção das edificações conforme ABNT NBR 14037.

II. manual dos fornecedores dos equipamentos e serviços.

III. planejamento da manutenção contendo o previsto e o efetivo, tanto do ponto de vista cronológico quanto financeiro.

IV. os contratos firmados, catálogos, memoriais executivos, projetos, desenhos, procedimentos executivos dos serviços de manutenção e propostas técnicas.

Está correto o que se afirma em

1380 Q634213
Engenharia Mecânica
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um rolamento rígido de esferas de diâmetro externo 42 mm é montado em um cubo de diâmetro 42 mm e tolerância N7 (-8;-33 μm). A tolerância do anel externo do rolamento é (0;-11 μm). O ajuste rolamento-cubo é