Na atividade de comercialização de sua produção de energia, um produtor independente de energia (PIE) poderá estar estabelecendo o contrato junto a um consumidor livre por meio da seguinte forma:
Assinale a opção que melhor explica o fato de a energia produzida por usinas hidrelétricas mais antigas, construídas no Brasil nas décadas de 50, 60 e 70, terem seus preços mais baratos do que aqueles das usinas construídas mais recentemente.
Em sistemas predominantemente hidráulicos como o brasileiro, os agentes de geração da categoria "produtor independente de energia" (PIE) têm interesse em firmar contratos bilaterais de fornecimento de energia com as empresas distribuidoras ou grandes consumidores em razão de
Assinale a opção que permite ao comercializador explorar oportunidades de negócios, devido ao efeito da diversidade hidrológica conjugada às flutuações sazonais da carga.
Para a operação de uma usina hidrelétrica em um curso d'água onde há navegação fluvial, assinale a opção que apresenta o maior número de variáveis de interesse ao controle operacional do reservatório/usinas para garantir as condições requeridas pela navegação.
Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre o conceito de energia firme ou, sobre o conceito de energia assegurada de uma usina hidrelétrica.
Assinale a opção que caracteriza uma situação de agravamento de conflito entre operação para produção energética e para controle de cheias num reservatório de usina hidrelétrica.
Entre as opções abaixo, relativas à operação de uma usina hidrelétrica com uso múltiplo da água, assinale aquela que está mais fracamente relacionada a uma possível restrição de natureza ambiental.
O objetivo adotado na otimização da operação do Sistema Interligado Nacional é
Assinale a opção que não contém exemplo de medidas corretivas para mitigar os riscos de propagação de distúrbios em um sistema elétrico interligado.