Questões sobre Geral

A sustentabilidade é basicamente dividida e sustentada por três principais pilares, que são:

  • A. Capital, Financeiro e Mercado.
  • B. Consumo, Sustentabilide e Capital.
  • C. Ambiental, Financeiro e Social.
  • D. Produtividade, Consumo e Capital.
  • E. Alta Produtividade, Consumo e Mercado.
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A Engenharia Econômica é a área da Engenharia de Produção que, através da matemática financeira, fornece ferramentas para a tomada de decisão, baseada nas análises de custos, investimentos e riscos, sempre respeitando o valor do dinheiro no tempo. A Engenharia Econômica pode ser dividida em quatro Gestões.
  • A. Gestão e inovação, Gestão de Mercado, Gestão financeira, Gestão de Empresas.
  • B. Gestão de investimentos, Gestão de produção, Gestão de Bens, Gestão de fundos.
  • C. Gestão de produto, Gestão do mercado, Gestão de Bens, Gestão de Empresas.
  • D. Gestão de Pessoas, Gestão de Mercado, Gestão de cooperativas, Gestão de Projetos.
  • E. Gestão Econômica, Gestão de Custos, Gestão de Investimentos, Gestão de Riscos.
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É um método de auxílio multicritério à decisão (AMD) desenvolvido por Brans, Vincke e Mareschal em 1984, que tem como objetivo priorizar um conjunto de alternativas em que estejam sendo avaliados múltiplos critérios por meio de uma sistemática de preferências, utilizando o fluxo líquido para ordenação das alternativas. Esta definição refere-se ao método:
  • A. AHP
  • B. ELECTRE
  • C. MACBETH
  • D. SMART
  • E. PROMETHEE II
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Sobre Analytic Hierarchy Process (AHP) assinale a alternativa incorreta.
  • A. Método compensatório da escola americana baseado no grau de preferência da alternativa, expresso pela avaliação do decisor.
  • B. Objetivo de priorizar um conjunto de alternativas em que estejam sendo avaliados múltiplos critérios.
  • C. Aplicado em 3 etapas: Construção de Hierarquias, Estimação das prioridades e Consistência Lógica dos Julgamentos.
  • D. Método não compensatório da escola francesa, que tem como objetivo priorizar um conjunto de alternativas em que estejam sendo avaliados múltiplos critérios por meio de uma sistemática de preferências.
  • E. Prioridade Local das alternativas, determina a importância de uma alternativa em relação a um critério específico.
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Sobre o Método da Corrente Crítica (CCPM) de Eliyahu Goldratt, analise os itens:

I. Na execução de um projeto, o caminho crítico é definido em função das restrições nos recursos.

II. A Síndrome do Estudante e o multi-tasking são causas comuns de atrasos nos projetos.

III. Adiantar tarefas fora do caminho crítico resultará em antecipação do tempo de execução do projeto.

IV. As estimativas das tarefas são reduzidas em 50%, adicionando o tempo eliminado no buffer do projeto.

Assinale a alternativa que corresponde ao(s) item/itens verdadeiro(s):

  • A. Somente item I e IV
  • B. Somente item II, III e IV
  • C. Somente itens I, II e IV
  • D. Somente itens II e III
  • E. Todos os itens são verdadeiros
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Analise se as afirmativas abaixo estão Corretas (C) ou Erradas (E) e depois escolha a alternativa que corresponde à sequência.

Assinale a alternativa correta:

  • A. CEECE
  • B. CCEEC
  • C. CECCE
  • D. ECECE
  • E. ECCEC
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Sobre o ensino de engenharia de produção é correto afirmar que:
  • A. A partir de sua experiência no mercado de trabalho, os egressos dos cursos tendem a ser boas fontes de avaliação sobre a qualidade do curso onde foram formados, a partir de sua experiência no mercado de trabalho. Assim, os egressos são periodicamente consultados pelas universidades que oferecem cursos de engenharia de produção de modo a atualizar e modernizar seus cursos.
  • B. Diante dos desafios impostos por novas tecnologias de informação e comunicação, bem como do acesso à informação em bases de dados cada vez maiores, cabe aos professores de engenharia uma maior rigidez quanto à disciplina e severidade em avaliações tradicionais, de modo a garantir que os estudantes prestem atenção e assimilem o conteúdo transmitido em aulas expositivas.
  • C. Project-based learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Projetos é uma metodologia de ensino adequada apenas aos estudantes que já passaram por uma disciplina completamente teórica. Assim, os estudantes terão as bases conceituais necessárias para a realização do projeto desejado.
  • D. A forma de estruturação dos cursos superiores de engenharia de produção em disciplinas e semestres dificulta o encadeamento lógico dos conteúdos e a visualização de interseções entre disciplinas de áreas diferentes desta engenharia. Uma alternativa de solução a este problema é a criação de projetos práticos de aplicação de conhecimentos com o envolvimento de seus professores e estudantes de duas ou mais disciplinas.
  • E. O objetivo de um curso de graduação em engenharia de produção é a formação de alunos para o mercado de trabalho. Assim, a formação deve estar pautada nas demandas e necessidades das empresas que costumam contratar os egressos. A formação para o empreendedorismo é interessante, mas está longe de ser algo prioritário.
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Sobre o desenvolvimento sustentável é incorreto afirmar que:
  • A. Trata-se de um conceito que envolve um tripé: meio-ambiente, desenvolvimento econômico e segurança do trabalho. Entretanto, o mais importante é o meio-ambiente.
  • B. Trata-se de obter o crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio-ambiente e o desenvolvimento social para o presente e para as gerações futuras.
  • C. Trata-se do desenvolvimento de iniciativas governamentais e empresariais com foco em ações concretas, mas que visam resultados a longo prazo.
  • D. O IBGE divulga, desde 2002, uma série de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), que envolve as dimensões ambiental, econômica, social e institucional. Cada dimensão é tratada por meio de seu grupo próprio de indicadores e uma matriz de relação entre eles é proposta.
  • E. Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do IBGE diferem do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas em sua natureza. Enquanto este último busca gerar um indicador único que sintetiza variáveis econômicas, de saúde e de educação, os IDS tratam separadamente as variáveis econômicas, sociais e ambientais.
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Analise se as afirmativas abaixo estão Corretas (C) ou Erradas (E) e depois escolha a alternativa que corresponde à sequência.

Assinale a alternativa correta:

  • A. CECCE
  • B. EECCE
  • C. CECEC
  • D. ECECE
  • E. CCEEC
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No âmbito das preocupações com os impactos ambientais das atividades industriais surgiram diversos conceitos, dentre os quais dois têm ganhado destaque: a ecoeficiência e a produção mais limpa. Relativamente a esses dois termos, considere as afirmações abaixo e marque a alternativa que julgar correta.

I. A Ecoeficiência é uma filosofia de gestão que visa minimizar os danos ecológicos, ao mesmo tempo em que maximiza a eficiência dos processos de produção da empresa. Isso pode ocorrer através de iniciativas como a redução do consumo de água, energia, materiais, aumento da reciclagem e a eliminação de emissões e/ou de subprodutos perigosos.

II. A Ecoeficiência consiste em um dos grandes desafios gerenciais da atualidade, posto que ela visa conciliar duas variáveis tecnicamente antagônicas. Ecologia e eficiência não funcionam sob as mesmas bases e o desenvolvimento de uma variável implica em uma perda de desempenho na outra.

III. Os conceitos de Ecoeficiência e de Produção mais Limpa são complementares, estando o primeiro focado na dimensão estratégica (criação de valor) e o segundo concentra-se na dimensão operacional (produção).

IV. O conceito de Produção mais Limpa foi cunhado pela 3M e outras organizações, com o objetivo central de prevenir desperdícios e emissões, em vez de tratar o controlar tais eventos depois que eles eram criados.

Relativamente a estas afirmativas, selecione a opção correta:

  • A. As afirmativas (I) e (II) estão corretas e as afirmativas (III) e (IV) está errada.
  • B. As afirmativas (I), (II) e (III) estão corretas e a afirmativa (IV) está errada.
  • C. A afirmativa (II) é carregada de forte componente ideológico e as demais estão erradas
  • D. A alternativa (II) está errada e as demais alternativas estão corretas.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.
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