Por decomposição química se entende o processo em que há modificação química ou mineralógica das rochas de origem. O último produto do processo de decomposição química das rochas é:
Uma amostra de solo pesa 25 kg e seu volume é de 0,0125 m3. Após secagem em estufa, seu peso reduz- se a 20 kg. Considerando-se a densidade das partículas do solo igual a 2,6 , o peso específico aparente do solo seco, em kg/ m3 , vale:
O processo característico de regiões tropicais de clima úmido e estações chuvosas e secas alternadas, segundo o qual, por lixiviação, processa-se a remoção da sílica coloidal, e o enriquecimento dos solos e rochas em ferro e alumina, denomina-se:
Considere a tabela de dados abaixo para a resolução da questão de número 25.

Dados os rumos a vante das linhas, para a linha AB, os azimutes a vante e à ré, à direita, valem, respectivamente:
Em uma planta de escala 1:300, o ponto A dista 45 cm do ponto B . A distância real entre eles, em m, mede:
O elemento de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna, denomina-se:
O reaquecimento de um metal até uma determinada temperatura, sua permanência nessa temperatura durante algum tempo e o subseqüente resfriamento lento desse material constituem procedimentos de um tratamento térmico de metais denominado:
Dentre as principais propriedades dos materiais betuminosos, aquela identificada pela menor temperatura em que esses materiais, em contato com uma fonte de calor, desprendem vapores capazes de provocar a combustão, denomina-se:
As chapas obtidas pela aglomeração das fibras celulósicas extraídas do lenho das madeiras, quando separadas e dispersas, dão origem as chamadas madeiras:
típicos defeitos de secagem de madeiras: