Na execução de revestimentos cerâmicos com argamassa colante, uma recomendação fundamental é:
A disposição correta de camadas acima de uma laje de cobertura, de baixo para cima, com platibanda de alvenaria é:
Um fiscal do CREA, ao efetuar uma fiscalização em um local de obra, não encontrando indícios da participação de profissionais ou empresa em determinada obra ou serviço, deverá tomar a seguinte providência:
Determine a vazão de projeto, em litros por minuto, para o dimensionamento de uma calha de captação de águas pluviais, de uma cobertura com 50 metros quadrados de área de contribuição, sabendo que a norma permite a adoção de uma intensidade pluviométrica de 150 mm/h para áreas de até 100 metros quadrados:
Considerando a exploração de poços, em regime permanente, é correto afirmar que:
As impurezas podem se encontrar na água de vários modos:
– Partículas de uma substância A, com dimensões da ordem de um milimícron, podem estar dissociadas ao nível de moléculas, em outra B. Nesse caso diz-se que A está ___________ B; – Partículas muito pequenas da substância A, de dimensões entre um a mil milimícron, podem estar dispersas na substância B. Nesse caso diz-se que A está ___________ B; – Partículas relativamente grandes da substância A, com dimensões maiores do que mil milimícron, estão flutuando dentro da substância B. Nesse caso diz-se que A está ___________ B.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:
As condições meteorológicas influem na evacuação dos agentes poluidores da atmosfera. Considerando os diversos fenômenos a seguir, marque a alternativa que os associa corretamente com as suas causas:
Fenômenos:
I – Diluição;
II – Dispersão Horizontal;
III – Dispersão Vertical;
IV – Inversão atmosférica;
V – Camada de Inversão.
Causas:
1 – Em virtude da temperatura mais alta na parte superior da atmosfera, o ar poluído não consegue subir e vai ficando cada vez mais confinado nas camadas superiores.
2 – Representa a mistura do ar poluído com o não poluído.
3 – A temperatura aumenta com o acréscimo de altitude.
4 – Sob açã...
Ao projetar as instalações de esgoto sanitário de uma edificação, um dos fatores que garante o adequado funcionamento do sistema é a correta ventilação devido à presença de gases oriundos da matéria orgânica em decomposição. Entre outras, deve-se prever ramais de ventilação na tubulação que liga:
Nas unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares, de acordo com a NBR 5410/97, que define as condições desejáveis de instalações elétricas de baixa tensão, deve ser atribuída às tomadas de uso geral de banheiros, cozinhas, copas, copa-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, a seguinte previsão de carga:
Em instalações prediais de água fria, a prevenção e a atenuação do golpe de aríete podem ser obtidas com o seguinte procedimento: