16391 Q567989
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O valor do índice de plasticidade (IP) de um solo com limites de liquidez (LL) e de plasticidade (LP) iguais a 48 e 16 é igual a:

16392 Q567969
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Analise as afirmações sobre contenções e muros de arrimo.

I. É indispensável manter uma faixa de terra entre a crista da escavação e as divisas de terreno correspondentes. Na falta de indicações mais precisas, recomendar que sua largura seja de, no mínimo, 1/5 da altura do talude de corte, mas nunca menor que 50 cm.

II. A situação ideal a ser garantida antes da ocupação do terreno deve contemplar o corte do talude em platôs, inibindo a ocorrência de vegetação quer seja na encosta ou cobertura, tratamento em nível das erosões e assoreamentos de margens de rios e córregos existentes.

 III. Quanto à resistência e estabilidade do muro, constituem- se requisitos necessários à sua construção a resistência ao tombamento, a resistência ao deslocam...

16393 Q567965
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O sucesso do projeto da fundação de um prédio está condicionado ao conhecimento das características do terreno em que se vai realizar a obra. Esse conhecimento pode ser adquirido com a aplicação de diversos métodos de prospecção geotécnica. Julgue os itens que se seguem, que versam sobre esse assunto.

Para se conhecer a resistência total do solo, pode-se realizar o ensaio de penetração com um penetrômetro de ponta fixa.

16394 Q567938
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A utilização apropriada e a estocagem dos materiais de construção influenciam os custos, a produtividade da construção e a durabilidade desses materiais. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

As chapas de madeira para formas para concreto do tipo madeirit form não podem ser reaproveitadas.

16395 Q567937
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Na fase de acabamento das edificações, empregam-se materiais com características mais específicas, pois nessa etapa a diversificação possível é muito grande. Para tanto, o projeto e a fiscalização devem ser bem detalhados para evitar erros na execução. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Juntas de dilatação para pisos, quando necessárias, poderão ser executadas e preenchidas com argamassa de alta resistência.

16396 Q567932
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Calcule o consumo dos materiais para a execução de 100 m3 de argamassa com o traço 1 : 3 (cal e areia) em volume, usando a expressão a Cal =
16397 Q567929
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A utilização de vidros na construção civil tem ganhado espaço constantemente. Diante da diversidade de tipos disponíveis no mercado, a gama de aplicação é muito ampla. Em relação aos tipos de vidros e sua utilização, julgue os itens que se seguem.

O vidro temperado é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido que o torna bem mais resistente à quebra por impacto, sendo indicado para coberturas.

16398 Q567922
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Alguns ensaios são básicos para o controle tecnológico dos agregados miúdos e servem para a caracterização dos materiais. Desta forma, os ensaios que têm esta função são: granulometria, impureza orgânica, massa específica absoluta, além de

16399 Q567921
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A adequação do agregado para a produção de um concreto de boa qualidade deve satisfazer alguns critérios, entre os quais, destacam-se:

16400 Q567920
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Na construção civil, a madeira