Cesto Aéreo Acoplado, conforme ilustrado na figura abaixo, deve ser projetado por Profissional Legalmente Habilitado, contendo as especificações construtivas e a respectiva memória de cálculo, acompanhado de ART. Para efeitos de dimensionamento, deve ser considerada a carga nominal, com coeficientes de segurança.
Considerando-se o dispositivo controlador de fluxo da primeira coluna e as funcionalidades expressas na segunda coluna, faça as correspondências corretas, numerando os parênteses:
O planejamento de um projeto de engenharia se faz em etapas de progressivo detalhamento, partindo-se de uma ideia, intenção ou conceito até chegar-se a um projeto executivo ou construtivo detalhado. É natural que, na avaliação de impacto ambiental, se proceda de maneira compatível, ou seja, com sucessivo aprofundamento, conforme o projeto vá se mostrando viável (SANCHÉZ, p. 356). Como os empreendimentos sujeitos ao processo de AIA dependem de uma Licença Ambiental, assinale em qual das licenças o EIA é exigível.
Um plano de monitoramento é imprescindível na gestão ambiental, pois fornece a base de informações sobre o desempenho do empreendimento e sobre o comportamento do meio (SANCHÉZ, p. 357/8). O plano de monitoramento deve apresentar, no mínimo:
As repercussões de um projeto podem ir além de suas consequências ecológicas. Ações humanas repercutem sobre as pessoas, quer no plano econômico, quer no social, quer no cultural. Uma maneira de tratar a cultura emprega a noção de “patrimônio cultural”, que, na atualidade, é um conceito muito abrangente, abarcando um sem-número de criações humanas passadas ou presentes (SANCHEZ, p. 23). Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial expressos abaixo, EXCETO:
Com base nessas informações e considerando que todas as abstrações hidrológicas possam ser sintetizadas em um coeficiente de 20% da chuva total (ou seja, run off de 80%), conclui-se que o volume útil do reservatório para atender à demanda média mensal de água supracitada deve ser de, pelo menos,
Durante o mês de setembro de 1974, a afluência média ao reservatório de um dado aproveitamento hidrelétrico foi de 200 m³/s. No mesmo período, a concessionária de energia operou o reservatório liberando para jusante uma vazão para atendimento à navegação, sendo que a geração de energia elétrica consumiu uma vazão adicional de 320 m³/s. A chuva mensal na região foi de 10 mm, enquanto a evaporação mensal da superfície do lago foi de 70 mm. Sabe-se que, no início do mês, o nível de água (NA) do reservatório estava na elevação 715,00 m e, ao final, o mesmo se encontrava na elevação 714,40 m.
A seguir apresenta-se a relação cota-área-volume do reservatório.