X: cal na qual o constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água;
Y: cal constituída essencialmente de hidróxido de cálcio ou de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio.
A partir das características da composição de cada um dos aglomerantes, é correto concluir que:
Um elemento de concreto pré-moldado possui volume igual a 150 L. Para a execução desses elementos deverá ser preparado no canteiro um concreto com traço 1:2:3 em massa de cimento, areia e brita secos, e consumo de cimento igual a 400,0 kg/m³. Dispõe-se na obra de 20 sacos de cimento de 50kg, 1.600kg de areia seca e 3 m³ de brita. Sabe-se ainda que a brita utilizada apresenta massa unitária solta igual a 1.500 kg/m³. Dessa forma, o número de elementos pré-moldados que podem ser concretados com esse material é:
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
Em 1964, o arquiteto Jaime Lerner construiu uma residência no bairro do Cabral em Curitiba de 140 m² para sua moradia e a principal característica da obra é o telhado verde. Sobre o telhado verde, analise as afirmações a seguir e marque a CORRETA.
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
O sistema construtivo Steel framming é conhecido mundialmente por ser um método industrializado que possibilita a realização de construção a seco com grande rapidez na execução. Possui como principal característica uma estrutura composta por perfis de aço galvanizado formados a frio, utilizados para compor painéis estruturais e não estruturais, vigas, tesouras e demais componentes. A função dos painéis estruturais é compor as paredes de uma construção assim, como ser utilizados como sistema estrutural. Já os não estruturais servem apenas como divisórias. As paredes que constituem a estrutura são chamadas de painéis estruturais ou autoportantes. Os painéis devem ser enrijecidos por meio de contraventamentos a fim de evitar deslocamentos indesejados. Para a montagem dos referidos pa...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à análise estrutural, julgue os itens a seguir. Nas estruturas de concreto protendido, a força de protensão deve ser controlada apenas na fase de execução, quando o concreto ainda está muito jovem e não foi submetido a carregamentos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere à classificação dos requisitos de qualidade da estrutura e à qualidade do projeto, julgue os itens subsequentes. Os materiais e componentes de construção de uma obra devem ser produzidos, ensaiados e utilizados conforme disciplinado em suas respectivas normas, seus procedimentos e suas recomendações.
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
Uma chapa é fixada a uma laje de concreto por meio de dois parafusos de diâmetro 20 mm, conforme mostra a figura. A tensão média de cisalhamento nos parafusos para uma carga de P = 100 kN vale, aproximadamente,
Banca:
Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)
Uma peça de concreto armado com seção quadrada com lado de 40 cm está armada simetricamente com 16 Ø 16 mm, num arranjo 5Ø por face. O concreto é C35 e a armadura de aço CA 50. Assinale a alternativa que apresenta o valor em kN mais aproximado da força máxima de compressão que pode atuar centradamente na seção transversal.