A respeito de projetos de irrigação, operação e manutenção de perímetros irrigados, julgue os itens a seguir.
I Na microaspersão, a água é levada até o pé da planta ou a um cocho úmido por uma extensa rede de tubulação fixa e de baixa pressão, e a liberação da água para o solo é feita pontualmente por meio de gotejadores, na forma de gotas e em vazões reduzidas.
II A lâmina líquida é a quantidade de água (em altura) disponível no solo que será realmente utilizada pela planta, sendo função direta da diferença entre a capacidade de campo e a umidade crítica e da profundidade efetiva do sistema radicular da planta.
III O pivô central é um sistema que opera em círculo a uma velocidade constante, sendo indicado para irrigação de grandes superfícies.
...
Nas instalações prediais de esgotos sanitários, pode-se definir tubo ventilador como sendo a canalização ascendente destinada a permitir o acesso do ar atmosférico ao interior das canalizações de esgoto e a saída de gases dessas canalizações, bem como impedir a ruptura do fecho hídrico dos desconectores. Seguindo essa terminologia, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Tubo ventilador ramal primário.
2. Tubo ventilador de circuito.
3. Tubo ventilador individual.
( ) Tubo ventilador secundário ligado a um ramal de esgoto e servindo a um grupo de aparelhos sem ventilação individual.
( ) Tubo ventilador secundário ligado ao sifão ou ao tubo de descarga de um aparelho sanitário.
( ) Tubo venti...

Considerando os hidrogramas A e B representados na figura precedente, julgue os itens subsequentes, acerca de hidrologia aplicada.
Nos hidrogramas A e B, o ponto de inflexão após o ponto máximo caracteriza o fim do escoamento subterrâneo e o início do escoamento superficial.
Considerando os hidrogramas A e B representados na figura precedente, julgue os itens subsequentes, acerca de hidrologia aplicada.
No projeto de um empreendimento que sofrerá alterações devido ao regime de chuvas, quanto menor for o risco que se pretende assumir, menor deverá ser o tempo de retorno adotado.
Considerando os hidrogramas A e B representados na figura precedente, julgue os itens subsequentes, acerca de hidrologia aplicada.
O tipo de cobertura da bacia é um dos fatores que influenciam a forma de um hidrograma. Na figura, o hidrograma A representa uma bacia rural, e o hidrograma B, uma bacia urbana.