1081 Q1007497
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Durante a construção de um prédio, as horas trabalhadas de um pedreiro na execução de uma parede de alvenaria é um custo classificado como
1082 Q1007496
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
O método adotado para medir a consistência do concreto, comumente utilizado para avaliar a sua trabalhabilidade e conhecido também como Slump, é o ensaio de
1083 Q1007440
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Cada obra ou aquisição de imóvel constante do Plano Plurianual de Obras e Aquisições de Imóveis de um Tribunal ligado à Justiça do Trabalho de 1º ou 2º graus terá um Indicador de Prioridade, distinto e sequencial, obtido por meio de uma Planilha Avaliação Técnica, cujos critérios de avaliação se dividem em dois conjuntos denominados 1 e 2.
Nessa planilha, um critério de avaliação relacionado ao conjunto 1 é 
1084 Q1007439
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
O anteprojeto de um projeto de engenharia é a peça técnica que contém todos os subsídios necessários para a elaboração do projeto básico.
Assim, nas opções a seguir, apresentam-se elementos que devem constar no anteprojeto de uma edificação para a Administração Pública, à exceção de um. Assinale-o.
1085 Q1007438
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
A figura a seguir ilustra a área de manobra para uma cadeira de rodas sem deslocamento, executando uma rotação de 90º.
Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a NBR 9050, as dimensões A e B valem, respectivamente, 
1086 Q1007437
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Sobre a sinalização visual de degraus, considerando a acessibilidade a edificações, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Nos degraus isolados, a sinalização deve ser posicionada em toda a sua extensão, no piso e no espelho, com uma faixa de no mínimo 3cm de largura contrastante com o piso adjacente e, preferencialmente, fotoluminescente ou retroiluminada.
( ) A sinalização de degraus de escadas deve ser fotoluminescente ou retroiluminada, quando se tratar de saídas de emergência e/ou rota de fuga.
( ) No caso de degraus de escadas, a sinalização visual deve ser menor do que a projeção dos corrimãos laterais e com, no mínimo, 5cm de comprimento e 3cm de largura.

As afirmativas são, respectivamente,
1087 Q1007436
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
A figura a seguir ilustra uma calçada em corte.

Imagem associada para resolução da questão


Para atender os critérios de acessibilidade expostos na NBR 9050, a largura mínima A da faixa de passeio e sua inclinação máxima valem, respectivamente,
1088 Q1007435
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Em uma edificação pública a ser construída, estimou-se um total de 40 conjuntos sanitários para cada sexo. Considerando que a edificação possui 2 pavimentos e, ainda, o exposto na NBR 9050, o número total de conjuntos acessíveis, por sexo, nessa edificação deve ser de
1089 Q1007434
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Sobre a execução de reformas em edificações, relacione o tipo de empresa, indicado à esquerda, adequado à realização dos serviços listados à direita. 


1. Empresa especializada
2. Empresa capacitada
( ) Reforma para alteração do sistema elétrico da edificação com demanda diferente do originalmente projetado para a edificação.

( ) Reforma que interfira na integridade, alteração de disposição original, retirada ou inserção de novos elementos de vedação na edificação.
( ) Reforma de dispositivos de prevenção e combate a incêndio com manutenção das características originais.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
1090 Q1007433
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Os resíduos da construção civil para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam sua reciclagem são classificados, de acordo com a resolução CONAMA No 307/2002, como classe