1021 Q1007640
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
De acordo com o volume 1 do SICRO, o valor de referência para a administração central de uma obra de construção de 10 km de uma rodovia federal é:
1022 Q1007639
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Considere as seguintes áreas de corte e aterro calculadas para um projeto de terraplenagem executado conforme o Manual de Implantação Básica de Rodovia (Publicação IPR – 742 / DNIT):
Imagem associada para resolução da questão

Se o fator de empolamento é igual a 1,5 e o volume acumulado na estaca 100 é igual a 1000 m3 , é possível afirmar que, no diagrama de massas, o volume acumulado na estaca 102 é de:
1023 Q1007638
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Pretende-se dimensionar um pavimento de acordo com a Publicação 667 do DNIT (Método de Projeto de Pavimentos Flexíveis). Para tal, foi encontrado um número N = 7E6. O revestimento será composto por concreto asfáltico de 7,5 cm de espessura e coeficiente estrutural igual a 2. O material granular de base apresenta um índice de suporte Califórnia (ISC) igual a 82%. Já os ISC dos materiais granulares de sub-base e de subleito são iguais a, respectivamente, 30% e 8%. Sabe-se que as espessuras totais necessárias de pavimento para a proteção de materiais de ISC = 20% e de ISC = 8% são, respectivamente, iguais a 28 cm e 48 cm.
Se os coeficientes estruturais da base e da sub-base forem iguais à unidade, pode-se afirmar que o dimensionamento da espessura mínima de sub-base resultará no valor d...
1024 Q1007637
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
A Resolução ANP nº 32/2010 fixa as especificações dos cimentos asfálticos de petróleo modificados por polímeros elastoméricos comercializados, pelos diversos agentes econômicos, em todo o território nacional.
De acordo com essa norma, esse tipo de ligante asfáltico é classificado conforme o resultado encontrado em ensaios de laboratório para a determinação do(a): 
1025 Q1007636
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Na execução de pavimentos rígidos com equipamento de formatrilho, costuma-se ter como referência a norma DNIT 048/2004 - ES.
Nessa norma, é possível verificar que: 
1026 Q1007635
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV

A norma DNIT 184/2018 – ME estabelece os procedimentos de ensaio uniaxial de carga repetida para determinação da resistência à deformação permanente em misturas asfálticas. Segundo essa norma, a deformação permanente (?p) pode ser expressa pelo modelo de Francken, em função do número de ciclos N, sendo A, B, C e D constantes: 


?p = ANB + C(eDN – 1)
Durante um ensaio em um corpo de prova asfáltico, foram encontrados os seguintes valores das constantes do modelo:
A = 500
B = 0,5
C = 1000
D = 0,01 
Imagem associada para resolução da questão

Utilizando a tabela auxiliar acima, é pos...

1027 Q1007634
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Na figura, o jato d’água atinge a placa na direção normal e se divide uniformemente para cima e para baixo paralelamente à placa. A massa específica da água ? é de 998 kg/m3 .
Imagem associada para resolução da questão

Desprezando a influência da gravidade e os efeitos de atrito, calcule a força F, em newtons, necessária para manter a placa fixa.
Dica: Use a conservação da quantidade de movimento.
1028 Q1007633
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Na figura, o peso específico da água ? é de 9.790 N/m3 , o peso específico do mercúrio é de 133.100 N/m3 , o peso específico do ar é de 12 N/m3 e a densidade do óleo é de 0,85.
Imagem associada para resolução da questão

A pressão no ponto A é 
1029 Q1007632
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
A figura mostra um permeâmetro de nível constante onde a água percola por um meio permeável.
Imagem associada para resolução da questão

A partir da observação da figura, considerando as cargas total, altimétrica e piezométrica, é correto afirmar que:
1030 Q1007631
Engenharia Civil
Ano: 2022
Banca: FGV
Um engenheiro foi encarregado de projetar o sistema de abastecimento de água de uma comunidade seguindo o esquema apresentado a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Nos estudos de concepção ficou definido que o consumo per capita seria de 250 L/(hab.dia); que o coeficiente do dia de maior consumo K1 seria de 1,2; que o coeficiente da hora de maior consumo K2 seria de 1,5 e que o alcance seria o ano de 2035. Observe os dados dos censos da localidade na tabela a seguir.  Imagem associada para resolução da questão

Após projetar a população pel...