São condutas indicadas para o atendimento de urgência de uma criança em insuficiência respiratória por obstrução de via aérea por corpo estranho, EXCETO:
A corrente de sobrevivência em pediatria prioriza, basicamente, a prevenção da parada cardíaca, porque ela tem um pobre prognóstico. Sobre o atendimento de emergência pediátrico, é CORRETO afirmar:
De acordo com o Programa Nacional de Imunização - PNI, qual é a primeira vacina que a criança deve tomar?
A amamentação exclusiva até o sexto mês é a melhor opção de alimentação da criança e a passagem da amamentação exclusiva para mista deve acontecer de forma gradual e planejada. São considerações importantes durante o período de desmame, EXCETO:
A maioria dos casos de desidratação em criança são causadas pela diarréia. Em relação a esse importante problema, é correto afirmar que
As infecções respiratórias são importante causa de adoecimento em crianças. Para promover a mobilização e remoção das secreções pulmonares, é INCORRETO
Os perímetros cranianos e torácicos podem fornecer indicações úteis do estado da criança em qualquer idade. A auxiliar de enfermagem Roberta, que acompanha o crescimento e desenvolvimento de crianças na unidade de saúde, informa corretamente às mães que, ao nascimento, o craniano é maior que o torácico, porém iguala-se aos
A criança sadia tem sempre um balanço positivo de água. Na desidratação, o balanço é negativo e a criança NÃO refere sede quando o grau de desidratação é de:
Julgue os itens que se seguem, referentes aos cuidados de enfermagem à criança e ao adolescente.
O tratamento indicado para crianças com diarréia sem sinais de desidratação é a mudança da dieta com restrição de carboidratos, açúcares e gorduras e administração de medicamento para cessar a diarréia.
Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido (RN).
Considere que o resíduo gástrico de um RN prematuro que está com dieta por gavagem intermitente foi de 3 mL após uma dieta de 10 mL administrada previamente. Nesse caso, o auxiliar de enfermagem deve devolver o volume aspirado e administrar normalmente os 10 mL correspondentes da dieta seguinte.
Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido (RN).
O RN que está sob fototerapia deve ter toda sua roupa retirada, ficar a uma distância de 50 cm da fonte de luz, ter suas pálpebras fechadas e olhos protegidos com uma máscara de cor escura.
Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido (RN).
Um RN prematuro que ainda não consegue ser amamentado no seio materno deve receber sua dieta prescrita por meio da mamadeira a fim de garantir a absorção completa e o mínimo de gasto de energia.
Acerca dos imunobiológicos, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em um posto de saúde, um enfermeiro que recebeu uma puérpera HIV-positiva com história de parto na fazenda há 10 horas decidiu adiar a vacinação da BCG-ID da criança e vacinou a mãe contra hepatite B.
Nessa situação, o enfermeiro agiu corretamente pois a vacinação do recém-nascido com a BCG-ID está contraindicada por se tratar de filho de mãe HIV-positiva, e a vacinação da mãe está indicada pois visa prevenir a hepatite B em grupos de risco, como é o caso da mãe, portadora de HIV.
Os paradigmas sobre o fenômeno “saúde-doença” modificaram-se através dos tempos, a partir da evolução da tecnologia e dos avanços socioeconômicos que envolveram as civilizações. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas:
( ) I. A teoria miasmática defendia que as doenças eram causadas por fatores físico-químicos oriundos de emanações do solo ou do ar que tinham grande poder de nocividade.
( ) II. De acordo com a teoria da unicausalidade ou microbiológica, o adoecimento acontece quando o ser humano é atingido por um agente etiológico; assim, atuando sobre os agentes etiológicos e os seus meios de transmissão, é possível a prevenção e a cura das doenças.
( ) III. A teoria da mult...
No recém-nascido, a defesa contra as infecções depende de dois mecanismos: os inespecíficos celulares e os imunológicos específicos celulares. Sobre o sistema imunológico do recém-nascido e a susceptibilidade à infecção no período neonatal, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas.
( ) I. No período neonatal, a permeabilidade da pele é maior e, quanto mais prematuro for o recém-nascido, maior será essa permeabilidade.
( ) II. Nos recém-nascidos, a função fagocitária está aumentada, tendo os monócitos maior capacidade de migrar para o foco inflamatório.
( ) III. Nos recém-nascidos pré-termo, a quantidade de anticorpos IgG está diminuída de maneira proporcional à idade gestacional indicativa de ...
A atenção ao recém-nascido deve caracterizar-se pela segurança técnica da atuação profissional e por condições hospitalares adequadas. O método canguru busca o equilíbrio no suporte às necessidades biológicas, ambientais e familiares. Sobre o método canguru, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas.
( ) I. O contato pele a pele, no método canguru, começa com o toque, evoluindo até a posição canguru.
( ) II. A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele a pele, na posição horizontal junto ao peito dos pais ou de outros familiares.
( ) III. A população a ser atendida pelo método canguru é: gestantes de risco para o nascimento de crianças de baixo peso; recém...
Um profissional de saúde está fazendo um levantamento sobre “taxa de mortalidade na infância”.
No curso da pesquisa, ele precisou rever os dados, pois foram considerados óbitos de crianças até 8 anos e esse indicador diz respeito ao número de óbitos de crianças:
Na consulta de enfermagem ao recém-nascido, quando realizar o exame físico, o enfermeiro deve estar atento à criptorquidia, que, quando aparece de forma isolada, é a anomalia congênita mais comum ao nascimento.
Assim sendo, a migração espontânea dos testículos ocorre:
Uma enfermeira de plantão na enfermaria da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) admitiu um recém-nascido pré-termo ou prematuro (RNPT) e iniciou o planejamento dos cuidados de enfermagem. Em relação aos cuidados com a pele do neonato pré-termo, analise as condutas abaixo.
I Deve-se utilizar sabão alcalino ou com hexaclorofeno como forma de manutenção do manto ácido cutâneo dos RNPT, em razão da elevada fragilidade e sensibilidade da pele.
II Para a higienização do cordão umbilical, o mais seguro é o uso de clorexidina alcóolica a 2% ou álcool a 70%. Não se deve usar iodo-povidona rotineiramente pelo risco de absorção sistêmica do iodo e surgimento de hipotireoidismo transitório.
III Os curativos semipermeáveis podem ser utilizados para fixar acessos intr...
O transporte inter-hospitalar do recém-nascido com instabilidade clínica deve ser feito com presteza e segurança.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) A equipe, pelo menos um médico e uma enfermeira, ou técnico de enfermagem e um motorista, deverão estar presentes no transporte.
( ) Ao entrar na ambulância com o recém-nascido, mudar a fonte de O2 da incubadora de transporte para a ambulância, porque a bala de O2 da incubadora é muito pequena; mudar também a fonte de energia.
( ) Se tiver algum familiar acompanhando o transporte, o mesmo deve ir junto ao recém-nascido, usando cinto de segurança.
( ) Se for necessário algum procedimento com o recém-nascido durante o transporte, deve-se soli...
A “Regra dos Nove”, proposta por Wallace, é uma das formas utilizadas para classificar queimaduras em relação à superfície corporal queimada.
A “Regra dos Nove”, utilizada para crianças, compreende:
Analise as afirmativas abaixo em relação à Insuficiência Renal Aguda em crianças.
1. É um quadro de diminuição abrupta da filtração glomerular, com acúmulo dos produtos de degradação metabólica e desenvolvimento de azotemia.
2. A anúria pode estar presente e raramente observa-se oligúria.
3. O volume urinário mantém-se dentro dos limites normais em cerca de 30 a 80% dos casos.
4. Considera-se oligúria quando o volume urinário estiver inferior a 150 ml/m2/dia (aproximadamente 0,5 ml/kg/h em recém-nascidos e 1,0 ml/kg/h em crianças maiores).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em pediatria, o exame físico neurológico é fundamental para que se possa acompanhar o desenvolvimento infantil e/ou detectar situações clínicas que exijam intervenções imediatas. Sobre o exame do crânio, analise as afirmativas a seguir:
I. No exame do crânio devem ser avaliados: dimensões, forma, consistência e estado das suturas e fontanelas.
II. O perímetro cefálico deve ser aferido por meio de uma fita métrica, bem esticada, passando pelas partes mais salientes do frontal e do occipital, que em situações normais, correspondem à glabela e ao occipício, respectivamente.
III. Para medir a fontanela anterior ou bregmática, toma-se o diâmetro fronto-parietal.
Assinale a alternativa correta.
A vacina contra sarampo deve ser administrada na criança
A partir de 2004 o Ministério da Saúde passou a adotar três calendários obrigatórios de vacinação em todo o território nacional; o da criança, o do adolescente e do adulto e idoso. Em relação ao calendário básico de vacinação da criança, assinale a alternativa correta.
Um cuidado de enfermagem indispensável ao recém-nascido que se encontra em fototerapia devido à icterícia é:
O aquecimento do recém-nascido (RN) é uma das necessidades mais importantes durante as primeiras horas de vida; porém, deve-se ter cuidado para evitar o superaquecimento, pois pode levar o RN a ter
Relacione as colunas abaixo em relação ao desenvolvimento infantil.
Coluna 1
1. sorriso social
2. preensão voluntária das mãos
3. senta sem apoio
4. anda sozinho
5. corre ou sobe degraus baixos
6. veste-se com auxílio
Coluna 2
( ) entre 3 e 4 anos
( ) entre 1 ano e 1 ano e 6 meses
( ) entre 2 e 3 meses
( ) aos 4 meses
( ) entre 1 ano e 6 meses e 2 anos
( ) a partir do sétimo mês
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Relacione a frequência respiratória de crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, com a respectiva faixa etária:

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a acidentes e violência na infância.
( ) Constituem a primeira causa de morte entre adolescentes e crianças a partir de um ano de idade.
( ) Nas crianças de 0 a 9 anos as agressões se configuram como a quarta causa de mortalidade.
( ) Existe uma aceitação social da violência contra crianças e adolescentes que é manifestada como castigo físico, humilhação e intimidação, entre outras punições.
( ) A violência pode gerar problemas sociais e emocionais, além de comportamentos prejudiciais à saúde, mas não causa problemas cognitivos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.