Enfermagem Doenças Crônicas Não Transmissíveis Doenças Respiratórias Farmacologia na Enfermagem
Ano: 2025
Banca: MARANATHA Assessoria
Um paciente com diagnóstico de DPOC recebe prescrição de nebulização com solução salina hipertônica e broncodilatador. Em relação ao uso do nebulizador, considere as seguintes ações:

I. Orientar o paciente a respirar rapidamente para evitar irritação brônquica.
II. Posicionar o paciente sentado ou semisentado para facilitar a expansão pulmonar.
III. Preparar a solução diretamente na câmara do nebulizador, sem utilizar diluentes.
IV. Verificar se não há vazamento na conexão do fluxômetro com o tubo extensor.

Está(ão) correta(s):  
Enfermagem Farmacologia na Enfermagem
Ano: 2025
Banca: PS Concursos
Após uma consulta médica, o paciente procura a sala de procedimentos, pois tem dúvidas em relação a prescrição de medicações e sua condição patológica. Na prescrição havia as seguintes medicações: Amoxicilina e prednisolona. Com base nos conhecimentos em farmacologia, assinale a alternativa correta em relação à respectiva classe pertencente às medicações prescritas:
Enfermagem Farmacologia na Enfermagem
Ano: 2025
Banca: CPCON
O Manitol (solução de manitol 20%) é uma solução injetável, estéril, límpida, hipotônica, e seu uso deve ser intravenoso. Marque a alternativa CORRETAsobre indicações do uso deste medicamento.
Enfermagem Cuidados de Enfermagem Farmacologia na Enfermagem
Ano: 2025
Banca: CEV-URCA
Sobre os cuidados de enfermagem no manejo da administração de insulina, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa CORRETA:

( ) A via de administração usual das insulinas é a subcutânea (SC), que poderá ser realizada nos braços, abdômen, coxas e nádegas. A velocidade de absorção varia conforme o local de aplicação, sendo mais rápida nos braços, intermediária no abdômen e mais lenta nas coxas e nádegas.

( ) A insulina regular deve ser injetada 30 minutos antes das refeições, e a insulina análoga de ação rápida deve ser injetada cinco a 15 minutos antes das refeições ou imediatamente após.

...
Enfermagem Farmacologia na Enfermagem
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Qual é o principal órgão responsável pela eliminação do medicamento no organismo?
Enfermagem Saúde Pública Farmacologia na Enfermagem
Ano: 2025
Banca: IVIN
O tratamento da ILTB reduz o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa nas pessoas que tiveram contato com o bacilo e ajuda a interromper a cadeia de transmissão da doença. O tratamento consiste na tomada uma vez por semana dos medicamentos:
Enfermagem Administração de medicamentos Urgência e emergência Medicação Endovenosa + 2
Ano: 2025
Banca: IVIN
Primeira droga de escolha a ser utilizada em qualquer modalidade de Parada Cardiorrespiratória (PCR): 
Enfermagem Doenças Infecciosas e parasitárias Farmacologia na Enfermagem
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um paciente em tratamento de tuberculose com o esquema básico começou a apresentar crises convulsivas e sintomas de psicose.
Esses são sinais de efeitos adversos provocados pelo seguinte fármaco: 
19 Q917961
Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico Farmacologia na Enfermagem Pré-Operatório
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Os anestésicos gerais inalatórios podem ser administrados na indução e na manutenção da anestesia, sob a forma de líquidos voláteis e gases. Considerando-se os fármacos anestésicos e seus efeitos sobre o organismo, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Halotano. (2) Isoflurano. (3) Óxido nitroso.

(_) Hipnótico fraco. A maior concentração possível a ser administrada é 70% em oxigênio (provoca inconsciência).
(_) Reduz o metabolismo cerebral e a pressão intracraniana e não é convulsivante.
(_) Potente hipnótico. Possibilita alteração rápida da profundidade anestésica.
(_) É broncodilatador, podendo ser usado em pacientes asmáticos.
20 Q917960
Enfermagem Farmacologia na Enfermagem
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Os fármacos do grupo dos ansiolíticos e hipnóticos são depressores do Sistema Nervoso Central (SNC), atuando na neurotransmissão sináptica inibitória, mediada pelo neurotransmissor GABA (ácido gama-amino-butírico); têm alto índice terapêutico, mas em altas doses podem causar perda da consciência, parada respiratória e cardiovascular. Sobre os cuidados de enfermagem na monitoração dos efeitos colaterais nos pacientes em uso de algum desses fármacos, analisar os itens abaixo:
I. Monitorar frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial com maior constância: a cada 2 horas.
II. Ficar atento à apneia e à dessaturação.
III. Monitorar os pacientes idosos, que apresentam maior risco de intoxicação e efeitos colaterais: distúrbio de comportamento, ataxia, tontura, q...