101 Q916672
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: FEPESE
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, é de responsabilidade de todas as esferas do governo.
102 Q916650
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: FEPESE
A estratégia de Saúde da Família reorganiza a Atenção Básica no país e um de seus objetivos é ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas.
A base da ESF é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família - eSF) composta por, no mínimo:
103 Q916500
Enfermagem Saúde Pública Atenção Básica e Saúde da Família Legislação em Saúde + 2
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

O CEAE – Centro de Atenção Especializada Ambulatorial –, regulamentado pela Resolução SES/MG nº 6.946, de 04 de dezembro de 2019, tem como objetivo a oferta de serviços de saúde ambulatorial especializados, atuando de maneira integrada à atenção primária e à atenção terciária.


Considerando as ações do CEAE, analise os serviços a seguir:

I. Plano de Cuidados individualizado dos usuários acompanhados, com revisão periódica por necessidade clínica.


II. Compartilhamento do Plano de Cuidados com a Atenção Primária, de origem do usuário para acompanhamento conjunto.

...
104 Q916498
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan

Quanto às competências das Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Constatar a qualidade e a consistência dos dados enviados pelos municípios por meio dos sistemas informatizados, retornando informações aos gestores municipais.


( ) Ofertar aos municípios instrumentos técnicos e pedagógicos que facilitem o processo de formação e educação permanente dos membros das equipes de gestão e de atenção à saúde.


...
105 Q916255
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: Unesc
A Portaria Programa Previne Brasil nº 2979, de 12 de novembro de 2019, em seu Art. 9º afirma que o financiamento federal de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) será constituído por:
I.Capitação ponderada. II.Pagamento por produção. III.Incentivo para ações estratégicas.
É CORRETO o que se afirma em:
106 Q915967
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: VUNESP
De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é um princípio do Sistema Único de Saúde e da Rede de Atenção à Saúde a ser operacionalizado na Atenção Básica
107 Q915945
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família Aleitamento Materno Saúde da Criança e do Adolescente
Ano: 2023
Banca: BRB
Segundo a Organização Mundial de Saúde- OMS existem 4 pontos- chave, que caracterizam a pega e o posicionamento adequados para amamentação, exceto: 
108 Q915915
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: BRB
O diagnóstico comunitário é uma das etapas estratégicas do planejamento das ações de saúde. Sua preocupação está em responder às reais necessidades dos usuários com a oferta de ações e serviços condizentes e significativos. Isso é possível a partir do diálogo, vínculo e compartilhamento de saberes entre a comunidade e os profissionais. Sendo assim, o diagnóstico comunitário pode ser resumido em:
I. Uma avaliação global do estado de saúde da comunidade toda quanto ao seu ambiente social, físico e biológico.
II. Um determinador de problemas e estabelecer prioridades para o planejamento e desenvolvimento de programas de assistência à comunidade.
III. Um processo de diagnóstico dinâmico e de uma experiência de aprendizado contínuo para profissionais e comunidade.
Julgue os...
109 Q915761
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A responsabilidade pela atenção à saúde da população de rua, como de qualquer outro cidadão, é de todo e qualquer profissional do Sistema Único de Saúde, com destaque especial para a atenção básica. Referente às equipes do Consultório na Rua (eCR), assinale a alternativa INCORRETA. 
110 Q915758
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
O Projeto de _____________________ pretende ser uma estratégia das equipes de Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) para desenvolver ações efetivas na produção da saúde em um território que tenham foco na articulação dos serviços de saúde com outros serviços e políticas sociais de forma a investir na qualidade de vida e na autonomia de sujeitos e comunidades.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.