Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Com base nas disposições do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento e na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), julgue o item que se segue, relativo à assistência de enfermagem à criança e ao recém-nascido. 


No que se refere ao atendimento em serviços de pediatria no SUS, a PNAISC abrange crianças e adolescentes menores de 18 anos.  

Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Com base nas disposições do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento e na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), julgue o item que se segue, relativo à assistência de enfermagem à criança e ao recém-nascido. 


O Ministério da Saúde recomenda exclusivamente a posição supina para o sono do recém-nascido, por reduzir de forma significativa o risco de mortalidade por síndrome da morte súbita do lactente.

23 Q917983
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Aleitamento Materno + 1
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
Segundo o Ministério da Saúde, por meio do Caderno de Atenção Básica 33, a primeira consulta do recém-nascido é um momento importante para estimular e auxiliar a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo, para orientar e realizar imunizações e conferir a caderneta de saúde da criança, para verificar a realização da triagem neonatal (teste do pezinho), para estabelecer ou reforçar a rede de apoio à família, além da identificação de riscos e vulnerabilidades ao nascer e da avaliação da saúde da puérpera.
Qual é o período recomendado pelo Ministério da Saúde para a realização da primeira consulta do recém-nascido?
24 Q917982
Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Saúde da Criança e do Adolescente
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
USE O CASO ABAIXO PARA RESPONDER À QUESTÃO:

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade da Alta Baiana realizou a primeira consulta do recém-nascido do sexo masculino preconizada pelo Ministério da Saúde, cuja mãe era primípara e tinha 22 anos. Estava com muitas dúvidas e a enfermeira usou o momento para estreitar os laços e vínculo com a mãe e fazer as orientações sobre os cuidados necessários com o bebê e com a própria mãe. Realizou um exame físico completo no bebê, assim como preconiza o Caderno de Atenção Básica 33 e identificou que o bebê estava com 2.900g. A mãe, ao receber a notícia ficou muito preocupada, pois seu bebê nasceu com 3.150g. Ao continuar a avaliação, a enfermeira evidenciou que não havia testículo palpável e, ademais, verificou que a crianç...
25 Q917981
Enfermagem Saúde da Mulher Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Assistência de Enfermagem ao Puerpério + 1
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
Sobre o atendimento realizado pela enfermeira, assinala a alternativa CORRETA quanto à conduta adequada:
26 Q917957
Enfermagem Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem Dietas Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional + 2
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, é muito comum a alimentação por sonda gástrica (gavagem). Essa é uma técnica de administração de dieta usando a força da gravidade. Sobre os cuidados de enfermagem ao administrar dietas em recém-nascidos (RN) por gavagem, analisar os itens abaixo:
I. Elevar a cabeceira, colocar o RN em posição de semifowler, para evitar o refluxo do conteúdo gástrico através do esôfago.
II. Adaptar a seringa de 3ml à sonda e aspirar o conteúdo gástrico. Observar se existe resíduo no estômago. Devolver somente quando este ultrapassar 60% do volume da dieta e descontar.
III. Adaptar a seringa à sonda e deixá-la fluir pela ação da gravidade. Lembrando que introduzir o volume da dieta pressionando o êmbolo da seringa pode provocar refluxo e promover o ...
27 Q917918
Enfermagem Saúde da Mulher Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Assistência de Enfermagem ao Puerpério + 1
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Quando uma criança nasce, a exaustão e o estresse do trabalho de parto terminam para os pais, mas o recémnascido precisa começar o trabalho de se adaptar fisiológica e comportamentalmente ao novo ambiente. Considerandose os períodos pelos quais passa uma criança desde a gestação até o puerpério, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O período _____________ é definido como os primeiros 28 dias de vida. Este é um período das alterações fisiológicas mais notáveis e rápidas nos seres humanos. 
28 Q917530
Enfermagem Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Saúde da Criança e do Adolescente
Ano: 2023
Banca: IBFC
A Doença Hemolítica Perinatal (DHP) caracteriza-se pela hemólise fetal, com suas múltiplas e graves repercussões sobre a vitalidade do feto. É também conhecida como isoimunização (produção de anticorpos em resposta a antígenos provenientes de um ser da mesma espécie), a DHP tem como pré-requisito a transfusão de sangue com ______ para a mulher com ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
29 Q915580
Enfermagem Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Aleitamento Materno Saúde da Criança e do Adolescente
Ano: 2023
Banca: IGEDUC

Julgue o item subsequente. 


O leite humano pasteurizado no Brasil é seguro e atende, prioritariamente, aos recém-nascidos pré-termos internados em Unidades Neonatais.


30 Q914529
Enfermagem Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Saúde da Criança e do Adolescente
Ano: 2023
Banca: Instituto Consulplan
“A puericultura é base para a promoção da saúde, o bom crescimento e desenvolvimento das crianças, sendo uma das atribuições do enfermeiro na atenção básica. No acompanhamento ambulatorial de crianças prematuras, é recomendável que seja utilizada a idade corrigida no acompanhamento do desenvolvimento destas crianças. Para calcular a idade corrigida, utiliza-se a idade cronológica menos as semanas que faltaram para completar as ______ semanas de gravidez.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.