um grande volume de prescrições com medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância. Considerando que o paciente grave já apresenta quadro clínico de risco ou instável, é necessária grande atenção durante a administração desses medicamentos.
Sobre a prescrição, o uso e a administração de medicamentos potencialmente perigosos, assinale a alternativa INCORRETA.
Banca:
Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)
O tratamento adequado aos portadores de ferida é dinâmico e deve acompanhar a evolução científico-tecnológica.
Considerando as especificidades das coberturas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Hidrogel amorfo é contraindicado para feridas excessivamente exsudativas.
( ) A ureia presente no creme hidratante facilita a penetração de moléculas de água até camadas mais profundas da pele.
( ) Tela com emulsão de Petrolatum é indicada apenas para feridas secas e infectadas, com presença de tecido inviável para evitar a aderência do curativo.
( ) Hidrocoloide em placa é recomendado para lesões com baixa a moderada exsudação, infectadas ou não, sendo contraindicado para lesões em processo de granulação.
Banca:
Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)
A administração de medicamentos, soluções, hemocomponentes e hemoderivados por via intravenosa é uma das mais importantes atividades de enfermagem, não somente pela demanda, mas também pela complexidade do processo que a envolve.
São fatores de risco para complicações na terapia intravenosa, EXCETO:
O protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, do Ministério da Saúde, deverá ser aplicado em todos os estabelecimentos que prestam cuidados à saúde, em todos os níveis de complexidade, em que medicamentos sejam utilizados para profilaxia, exames diagnósticos, tratamento e medidas paliativas.
Em relação aos itens de verificação para prescrição segura de medicamentos, assinale a alternativa INCORRETA.
Foi prescrito pelo médico administrar em um paciente em pós-operatório de cirurgia cardiovascular 2.000.000 UI de penicilina cristalina (frasco ampola de 5.000.000 UI), IV, de 6 em 6 horas. O diluente é de 8 mL e o soluto corresponde a 2 mL.
Deve ser administrado nesse paciente, associado a 80 mL de soro fisiológico, utilizando o microgotas em cada horário prescrito:
Em relação a alguns dos medicamentos utilizados na reanimação cardiopulmonar, de acordo com a ação que produzem no organismo, relacione a COLUNA II de acordo com COLUNA I.
COLUNA I
1. Epinefrina
2. Atropina
3. Dopamina
4. Bicarbonato de sódio NaHCO3
COLUNA II
( ) Vasopressor administrado para aumentar a pressão arterial (PA) e a contratibilidade.
( ) Corrige acidose metabólica.
( ) Bloqueia a ação parassimpática, aumenta a automaidade do nó sinoatrial (SA) e a condução atrioventricular (AV).
( ) Vasopressor utilizado para otimizar a PA e o débito cardíaco; melhora a perfusão e a contratibilidade miocárdica.
O único medicamento da classe de inibidores diretos da renina que promove inibição direta da ação da renina com consequente diminuição da formação da angiotensina II é:
Banca:
Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de fungos ou bactérias. Podem ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano. Relacione as colunas e marque a alternativa CORRETA.