um grande volume de prescrições com medicamentos potenc...

um grande volume de prescrições com medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância. Considerando que o paciente grave já apresenta quadro clínico de risco ou instável, é necessária grande atenção durante a administração desses medicamentos.

Sobre a prescrição, o uso e a administração de medicamentos potencialmente perigosos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Deve ser implantada a dupla checagem, na farmácia e no momento de recebimento pela enfermagem, das doses prescritas dos medicamentos de alta vigilância.
  • B. O número de apresentações e concentrações disponíveis de medicamentos potencialmente perigosos deve ser ilimitado, especialmente para opioides e insulina.
  • C. As doses dos medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância deverão ser conferidas com dupla checagem na fase dos cálculos para prescrição e na análise farmacêutica da prescrição para dispensação.
  • D. Recomenda-se a utilização de programa informatizado para prescrição de medicamentos com suporte clínico que forneça minimamente informações sobre doses máximas para medicamentos potencialmente perigosos / alta vigilância.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Constituição Federal, no artigo 211 e parágrafos 1.°, 2.°, 3.° e 4.°, estabelece a organização e competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação aos sistemas de ensino. Dessa forma, a Constituição Federal determina, prioritariamente, a atuação dos

Resolva a questão aqui ›


Bebê de cinco meses é levada à Unidade Básica de Saúde pela mãe, para realização de consulta de puericultura com a enfermeira. Na ocasião, a enfermeira verificou que as vacinas a serem administradas no quarto mês de vida da criança estavam em atraso. Essas vacinas correspondem à

Resolva a questão aqui ›


Diversos microrganismos apresentam a capacidade de sintetizar substâncias tóxicas aos seres humanos. O estudo das características desses organismos e de suas toxinas permite que se desenvolvam métodos de prevenção, identificação e tratamento das intoxicações, e também que se elaborem aplicações úteis desses compostos.

Um exemplo típico de tal situação envolve o Clostridium botulinum, um bacilo Gram-positivo encontrado na natureza capaz de sintetizar uma toxina que apresenta DL50 de 300 pg/kg. Estudos mostram que esse organismo e sua toxina são responsáveis por milhares de casos de intoxicação e podem ser usados como armas biológica e química e como medicamento.

A identificação do microrganismo é útil tanto no reconhecimento de focos de intoxicação quanto na possível caracterização de sua modificação e uso como arma biológica. Nesse aspecto, diversas técnicas de biologia molecular se apresentam como ferramentas importantes.

A toxina botulínica tipo A, um biopolímero composto de aminoácidos, sintetizado em microrganismos pela tradução de material genético, apresenta uma pequena região com a seqüência de aminoácidos Val-Ile-Ile-Gly-Pro, obtida a partir da seqüência de RNA mensageiro GUAAUAAUAGGACCA.

Considerando os aspectos mencionados no texto e suas implicações, julgue os itens que se seguem.

O método embasado no polimorfismo do tamanho de fragmentos de restrição, em que se usa uma enzima de restrição específica para uma seqüência de 6 nucleotídeos, permite indicar em qual dos pares de bases houve polimorfismo.

Resolva a questão aqui ›