A obstrução pode ser parcial ou completa, e sua gravidade depende da região do intestino afetada.
Em relação à obstrução intestinal, assinale a alternativa CORRETA.
A inserção de uma sonda de alimentação pelo nariz ou boca até o duodeno, denominada de sonda nasoentérica (SNE), possibilita ao paciente que não consegue ou não quer se alimentar o recebimento de uma dieta capaz de satisfazer as suas necessidades nutricionais. A SNE possibilita ainda a suplementação alimentar em pacientes com exigências nutricionais muito altas. Apesar de se considerar um procedimento relativamente simples e frequente na prática do enfermeiro, tal medida não está isenta de riscos e complicações. Nesse sentido, devem-se considerar todos os aspectos relativos à segurança do paciente durante e após a passagem da sonda, assim como na administração da dieta, de medicamentos e líquidos. Sobre o exposto, é CORRETO afirmar que:
I. Deve-se ve...
De acordo com as medidas de prevenção de infecção do trato urinário (ITU) associadas a cateter, estabelecidas pelo CDC/HICPAC em 2009, assinale a afirmativa CORRETA:
As infecções da corrente sanguínea são multifatoriais e apresentam fisiopatologia, critérios diagnósticos, indicações e manejo terapêutico, prognóstico e medidas preventivas diferenciadas. A realização de hemoculturas são particularmente importantes do ponto de vista de tratamento, além da verificação de sinais sistêmicos de infecção, presença ou ausência de foco primário de origem, presença ou ausência de acesso vascular, tipo do acesso e sinais locais de infecção do cateter. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
Em relação aos sinais e sintomas dos distintos quadros etiológicos da hipoglicemia, relacione:
(1) Secundários à liberação de catecolaminas
(2) Hipoglicemia noturna (em geral pelo excesso de terapia insulínica)
(3) Secundários à disfunção do sistema nervoso central (neuroglicopênica).
( ) Cefaléia matinal, dificuldade em andar, prostração, alterações psicológicas, sudorese noturna, pesadelos e respiração ruidosa.
( ) Confusão mental, diplopia, descoordenação motora, irritabilidade, convulsões, fraqueza, comportamento anormal e coma.
( ) Transpiração, tremor, calafrios, fome, ansiedade, desmaios, palpitações, taquicardia e fraqueza.
...As medidas que devem ser adotadas para manter a perfusão arterial cerebral no paciente com acidente vascular encefálico são:
Paciente vindo da Unidade de Dor Torácica pós-cateterismo cardíaco chega à UTI. Com relação aos cuidados de enfermagem, é importante:
Na Parada Cárdio Respiratória tem-se estado de ineficiência do coração que se apresenta inadequado para manter a vida, ocorrendo ausência de troca gasosa entre o paciente e a atmosfera. Pode-se considerar como sinais e sintomas que antecedem uma PCR, exceto :