Com um voltímetro ligado em série a um circuito elétrico, afere-se a tensão elétrica em volts.
Com um voltímetro ligado em série a um circuito elétrico, afere-se a tensão elétrica em volts.
Observar o circuito abaixo:

De acordo com as informações contidas no circuito, a corrente elétrica medida em mA, no amperímetro, é, aproximadamente, de:
A figura abaixo representa em circuitos elétricos, um(a):

I. Para medir a tensão no resistor R2, com o multímetro ajustado na função voltímetro, as pontas de prova devem ser ligadas entre os terminais A e B.
II. Deixar as pontas de prova conectadas nos terminais de medição de corrente do multímetro para medir a tensão no circuito é condição de risco para o equipamento e para o operador.
III. Para medir a corrente que percorre o resistor R2 deve-se abrir o circuito entre os terminais A e B e inserir o amperímetro conectado entre estes dois pontos.
...
I. Embora aumente o módulo da corrente total vista pela fonte, a correção do fator de potência tem a vantagem de diminuir as perdas no sistema elétrico, aumentando sua eficiência.
II. O cálculo do fator de potência (FP) se dá pela relação entre potência aparente e potência ativa, ou seja, o FP = valor da Potência aparente dividido pelo valor da potência ativa.
III. O fator de potência é unitário para uma carga puramente resistiva e zero para uma carga puramente capacitiva.
IV. A potência aparente de uma carga monofásica é obtida pela multiplicação do módulo da tensão aplicada na carga pelo módulo da corrente da carga.
Assinale a alternativa CORRETA.
Marque a opção CORRETA para o valor medido da tensão V0 caso seja conectado um voltímetro entre os terminais X e Y do circuito elétrico apresentado a seguir.

Numa experiência de bancada, associa-se um capacitor de 100 ?F em série com um resistor de 40 k?. Esta associação é alimentada por uma fonte de tensão contínua de 12 volts, através de uma chave liga-desliga.
Sabe-se que, quando a chave é fechada, em t=0, o capacitor, que estava inicialmente descarregado, começa a acumular tensão em seus bornes. Sabe-se, também, que depois de um tempo igual a uma Constante de Tempo do circuito, a tensão no capacitor atinge 63% de sua tensão final, em regime permanente.
Quanto tempo, medido em segundos, após o fechamento da chave, esse capacitor da experiência atingirá 63% do seu valor final?