5301 Q331794
Economia
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Na regulação econômica, uma modalidade caracterizada corretamente é:

5302 Q331792
Economia
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

5303 Q331790
Economia
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Um dos grandes desafios da estrutura institucional das agências reguladoras é equalizar os interesses dos sujeitos envolvidos na relação regulatória. Com esse intuito, os órgãos reguladores precisam estar protegidos por salvaguardas institucionais que lhes assegurem autonomia para agir em prol do bem comum em detrimento de qualquer outro interesse. Quando ocorre um desequilíbrio no exercício da autonomia pelos entes reguladores, implicando na prevalência dos interesses de um dos polos em detrimento do interesse coletivo, surge o

5304 Q331723
Economia
Ano: 2013
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Com base nos conceitos de bens públicos e bens privados, assinale a alternativa correta:

5305 Q331693
Economia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação às necessidades públicas e ao papel do Estado na economia, julgue os itens seguintes.

As chamadas necessidades meritórias, ao adquirirem o status de públicas, resultam na assunção da responsabilidade de prestação ou fornecimento do serviço pelo Estado mediante a preferência manifestada pelos usuários/beneficiários e a determinação da correspondente relação custo-benefício.

5306 Q331581
Economia
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O BNDES tem apoiado o crescimento de longo prazo da economia brasileira, financiando investimentos na área industrial e de infraestrutura.

A curto prazo, ao longo dos ciclos econômicos, como na década de 2000 a 2010, o BNDES tem

5307 Q331523
Economia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A propósito da previdência brasileira, julgue os próximos itens.

A reforma proposta pelo governo Fernando Henrique Cardoso negligenciou o fator previdenciário.

5308 Q331521
Economia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação ao sistema de metas de inflação adotado no Brasil desde 1999, julgue os itens subsequentes.

A meta de inflação para cada ano é fixada pelo Ministro da Fazenda, no mês de junho do ano anterior.

5309 Q331519
Economia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens a seguir, referentes ao Plano Real.

A alta inflação propiciava receitas para os bancos comerciais, de modo que a sua eliminação pelo Plano Real foi em parte responsável por uma crise bancária.

5310 Q331516
Economia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

No que se refere ao plano real e à economia brasileira pós-estabilização, julgue o item abaixo.

De acordo com o regime de metas de inflação, adotado no Brasil no referido período de tempo, caso o valor do IPCA acumulado nos últimos dozes meses superasse o teto da meta, o presidente do BACEN deveria escrever carta aberta ao ministro da fazenda justificando o descumprimento, bem como apresentando as providências a ser tomadas para o retorno da inflação ao patamar estabelecido.