321 Q917415
Economia MACROECONOMIA Inflação e Mercado de Trabalho
Ano: 2023
Banca: FGV
No caso de o governo fixar um salário-mínimo binding, uma característica do mercado de trabalho é que
322 Q917414
Economia MICROECONOMIA Caixa de Edgeworth
Ano: 2023
Banca: FGV
A curva de contrato, no âmbito da Caixa de Edgeworth, apresenta as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.
323 Q917413
Economia MICROECONOMIA Externalidades
Ano: 2023
Banca: FGV
A externalidade negativa implica que o
324 Q917412
Economia MICROECONOMIA Tributos e Regulação Economica
Ano: 2023
Banca: FGV
O Teorema de Coase afirma que
325 Q917411
Economia Setor Público Economia do Setor Público
Ano: 2023
Banca: FGV
Em sua função alocativa, o governo não deve
326 Q917409
Economia MICROECONOMIA Tributos e Regulação Economica
Ano: 2023
Banca: FGV
O IVA pode ser calculado por diferentes métodos. No método do crédito fiscal, esse cálculo é feito 
327 Q917408
Economia MACROECONOMIA Contabilidade Nacional / PIB
Ano: 2023
Banca: FGV
Considere os seguintes dados em termos nominais:
• Consumo do Governo = 100 • Juros do Governo = 20 • Poupança do Governo = 50 • Receita Tributária = X • Déficit Fiscal = 0 • Investimento do Governo = Y
Logo, X e Y são, respectivamente, iguais a
328 Q917407
Economia Setor Público Economia do Setor Público
Ano: 2023
Banca: FGV
Em relação à dinâmica da Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) ou das Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), assinale a afirmativa incorreta.
329 Q917406
Economia MICROECONOMIA Tributos e Regulação Economica
Ano: 2023
Banca: FGV
Em relação ao resultado (necessidades de financiamento) do governo central “acima da linha”, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A contabilização da receita é feita pelo conceito de apropriação da Receita Federal, e não pelo efetivo ingresso de recursos na Conta Única do Tesouro Nacional. ( ) A contabilização da despesa não financeira leva em conta o pagamento efetivo e não a liquidação financeira, sendo esta relevante para a contabilidade da execução financeira. ( ) A contabilização da despesa financeira é feita pelo critério de caixa, ao contrário da execução financeira, que se baseia no critério competência.
As afirmativas são, respectivamente,
330 Q917405
Economia Setor Público Economia do Setor Público
Ano: 2023
Banca: FGV
Relacione cada regra fiscal com sua respectiva característica.
1. Dívida 2. Despesa 3. Resultado Nominal (Não Estrutural) 4. Receita
( ) Faz ligação direta com a sustentabilidade da dívida pública, apesar de ser pouco operacional no curto prazo. ( ) Apresenta propriedades anticíclicas, mas pode afetar negativamente a qualidade do gasto, além de não ter ligação direta com a sustentabilidade da dívida. ( ) Apresenta diretriz operacional clara e ligação com a sustentabilidade da dívida, mas pode estimular política fiscal pró-cíclica e busca por receitas extraordinárias. ( ) Ajuda a definir o tamanho do governo, mas apresenta fraca ligação com a sustentabilidade da dívida, além de estar sujeita a fatores fora do controle do governo.
Assinale a opção que indica a relação correta...