1111 Q512067
Economia
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O fator econômico é essencial para o estudo da viabilidade de um empreendimento, dado que o custo integra o conjunto de restrições do projeto. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes.

Sempre que a taxa interna de retorno de um fluxo de caixa for única e maior que a taxa mínima de atratividade, o valor presente líquido será positivo.

1112 Q451127
Economia
Ano: 2012
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A análise do custo da qualidade agrega todos os custos em que a empresa incorre ao produzir bens e serviços não conformes às especificações. Uma medida financeira de conformidade da qualidade são os custos da qualidade, que são agrupados em quatro categorias: custos de prevenção, de avaliação, de falha interna e de falha externa. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - A engenharia de qualidade pode ser classifi cada como um exemplo de custo de prevenção, e o retrabalho, como um custo de avaliação.

II - Reparos podem ser classifi cados como um custo de falha interna, e inspeção de laboratório, como um custo de prevenção.

III - Controle estatístico do processo e manutenção de equipamento de produção podem ser classifi cados como custos de avaliação...

1113 Q338912
Economia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Analise as afirmações abaixo, relativas à analise das demonstrações financeiras:

I. Se o índice de liquidez corrente é maior que 1, isso significa que o valor do Passivo Circulante é maior que o do Ativo Circulante.

II. Quando o valor do Passivo for superior ao do Patrimônio Líquido, a maior parte dos ativos da companhia foi financiada com capital próprio.

III. Se os estoques de uma companhia giram 5 vezes ao ano, isso significa que o prazo médio de rotação de estoques, levando-se em consideração o ano comercial, é de 72 dias.

IV. Quando uma companhia apresenta uma margem bruta sobre vendas de 100%, o custo das mercadorias vendidas equivale à metade da receita líquida de vendas. ...

1114 Q330738
Economia
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito de economia, julgue os itens seguintes. Com a implantação do Plano Real no Brasil e o fim da elevada taxa de inflação, a economia brasileira apresentou tendência de resultado nominal positivo.
1115 Q330736
Economia
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito de economia, julgue os itens seguintes. Caso o setor público gaste menos do que arrecadou, desconsiderando-se a apropriação de juros sobre a dívida existente, haverá superávit primário. Logo, o resultado nominal será positivo.
1116 Q330734
Economia
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito de economia, julgue os itens seguintes. Em 1982, apesar da moratória mexicana, o Brasil não teve problemas para financiar o déficit em seu balanço de pagamentos porque os fundamentos macroeconômicos do país eram sólidos e a liquidez internacional era abundante.
1117 Q330732
Economia
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito de economia, julgue os itens seguintes. A hipótese de inflação inercial é característica fundamental dos Planos Cruzado e Collor.
1118 Q330730
Economia
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito de economia, julgue os itens seguintes. A elevação das taxas internacionais de juros em 1979 resultou, entre outros fatores, na forte contração da atividade econômica na economia brasileira nos anos de 1982 e 1983.
1119 Q330728
Economia
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito de economia, julgue os itens seguintes. O índice de Gini mede o grau de desigualdade na distribuição da renda domiciliar per capita entre os indivíduos. O valor desse índice varia de zero, quando não há desigualdade, até um, quando a desigualdade for máxima.
1120 Q330726
Economia
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito da atuação do governo nas finanças públicas e das formas de intervenção da administração na economia, julgue os seguintes itens. A provisão pública direta de bens e serviços é uma forma tradicional de intervenção do governo no sistema econômico, sendo, economicamente, os bens públicos definidos como os que possibilitam rivalidade e exclusão de algum indivíduo do consumo.