Para o planejamento do Governo do Estado da Bahia, foram aproveitados estudos envolvendo, entre outras, as seguintes regiões/cadeias
Responsável pela implantação de uma das primeiras experiências de montagem de um sistema de planejamento estadual, a Bahia destacou-se nacionalmente pelo pioneirismo na montagem de uma estrutura de planejamento inovadora. Brandão (2001) levanta três momentos bastantes nítidos da emergência do processo de planejamento na Bahia: o programa da lavoura cacaueira nos anos 30; entre 1943 e 1947, o Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS), que, diante do intenso crescimento orgânico e demográfico da capital baiana, estabeleceu diretrizes de planejamento urbano no intuito de ordenar seu crescimento; e a instituição da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), criada por inspiração de Rômulo Almeida, e que, frente ao impasse do chamado "enigma baiano" – ...
Nos Planos do Governo do Estado da Bahia, o setor terciário tem um papel estratégico a desempenhar, na medida em que os serviços
O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, as necessidades de financiamento do setor público são apuradas pelo conceito de caixa, exceto no que diz respeito às despesas com juros, apuradas pelo conceito de competência contábil.
Na segunda metade dos anos 90, ocorreu uma nítida deterioração das contas públicas. Podem ser considerados como fonte desta deterioração, exceto:
Assinale a alternativa correta:
Sobre a economia catarinense é incorreto afirmar:
Sobre a economia do Estado do Maranhão é correto afirmar que:
No tocante à economia brasileira é correto afirmar que:
Acerca de fatores referentes à distribuição de renda, julgue os seguintes itens.
Estudos demonstram que o hiato de rendimentos entre homens e mulheres não é afetado pela variável raça, ou seja, o diferencial de remuneração entre mulheres brancas e negras é, do ponto de vista estatístico, insignificante.