101 Q640212
Economia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Em uma situação de pleno emprego, a curva de Phillips mostra que
102 Q640201
Economia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O efeito deslocamento, descrito no modelo IS-LM, ocorre quando:
103 Q640200
Economia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Considere o modelo IS-LM. Uma política fiscal contracionista gera:
104 Q640198
Economia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Em relação ao modelo IS-LM, analise as afirmativas a seguir.

I. Pela lógica keynesiana, se houver excesso de demanda no mercado de bens, o ajuste se dá apenas via elevação da quantidade produzida e da renda.

II. Se o mercado monetário se equilibrar mais rapidamente do que o mercado de bens, então, ajustes da taxa de juros precedem ajustes na produção.

III. Em uma situação de pleno emprego, como a economia brasileira se encontra aproximadamente nos dias de hoje, a política fiscal é totalmente eficaz.

Assinale:

105 Q640186
Economia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um investidor escolhe apenas um ativo para investir. Após uma criteriosa análise de risco e retorno, o ativo escolhido foi a ação da empresa Solar S/A. Considerando que esse investidor fez uma análise de risco e retorno desse ativo tão somente, sua análise de risco foi baseada apenas
106 Q640169
Economia
Ano: 2015
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando que a Rodada Doha, no Catar, lançada em novembro de 2001, propôs um compromisso em prol da liberalização comercial e do crescimento econômico, com especial atenção aos países em desenvolvimento, julgue (C ou E) os próximos itens. O Brasil e vários países em desenvolvimento deram ênfase às negociações relativas aos produtos agrícolas, dada a concentração desses produtos em suas pautas de exportação.
107 Q640168
Economia
Ano: 2015
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando que a Rodada Doha, no Catar, lançada em novembro de 2001, propôs um compromisso em prol da liberalização comercial e do crescimento econômico, com especial atenção aos países em desenvolvimento, julgue (C ou E) os próximos itens. Entre as principais distorções que caracterizam o comércio agrícola, destacam-se os subsídios às importações e o aumento da taxação da produção interna.
108 Q640144
Economia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A situação na qual o volume total dos meios de pagamento se mantém constante, mas o percentual entre seus componentes se altera, ocorre quando há, por exemplo:
109 Q640143
Economia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Uma política monetária expansionista, via redução das reservas compulsórias mantidas pelos bancos comerciais junto ao Banco Central, mas sem alteração do volume de empréstimos concedidos pelos bancos comerciais, conduz a:
110 Q640142
Economia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Considere o modelo keynesiano simples dado pela seguinte função consumo: C = 100 + 0,2Y, em que C é o nível de Consumo e Y é a renda. Considere uma economia fechada, no caso do investimento autônomo e gasto do governo autônomo serem iguais a 10 cada. Se a propensão marginal a consumir for igual a 40% da renda, a renda de equilíbrio do modelo e a alíquota tributária aplicada sobre a renda serão, respectivamente, iguais a: