Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando a crise econômica global iniciada em 2008, julgue os itens consecutivos.
O fato de o Brasil ter alcançado maior estabilidade econômica que as economias norte-americana e europeia nos anos de crise resultou na valorização cambial do real frente às demais moedas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere à análise de política monetária, aos modelos de crescimento, ao sistema financeiro nacional e às teorias da inflação, julgue os itens que se seguem.
O subsistema normativo, que compõe o Sistema Financeiro Nacional, engloba as instituições — como a Comissão de Valores Mobiliários — que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento da economia, assim como os parâmetros para a intermediação financeira e para a fiscalização da atuação das instituições operativas.
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
A economia brasileira, ao longo da década de 1990, passou por um processo de maior abertura para a economia mundial, bem como de liberalização comercial. Neste contexto, leia e analise, atentamente, as informações a seguir e marque a alternativa correta.
I. Depois do Plano Real, houve um aumento contínuo, ano a ano, dos influxos líquidos de investimento estrangeiro direto.
II. Para que houvesse um aumento das exportações gerando resultados positivos significativos na balança comercial, foi utilizado de 1995 até 1999, umregime de câmbio flutuante.
III. Entre 1990 e 1999, houve um aumento intensivo da participação dos ramos industriais em tecnologia no Valor da Transformação Industrial, ou seja, no VTI.
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Leia e analise, atentamente, as informações sobre o processo brasileiro de industrialização por substituição de importações e assinale a alternativa correta.
I. Esse processo apoiou-se em instrumentos de política econômica como reservas de mercado, subsídios e incentivos fiscais e financeiros à indústria nascente.
II. Esse processo, no Brasil, se fez sem pressões inflacionárias, sem desequilíbrios externos e sem desigualdades regionais.
III. Foi um processo por meio do qual o Estado, entre out ras responsabilidades , as segurou investimentos em infraestrutura e exerceu o papel de empresário no segmento da indústria pesada.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito das proposições do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), elaborado e executado no governo de Castelo Branco, julgue os itens subsequentes.
Os déficits remanescentes deveriam ser financiados por emissões de papel-moeda.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito das proposições do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), elaborado e executado no governo de Castelo Branco, julgue os itens subsequentes.
O reajuste salarial anual deveria recompor o teto do salário real ao longo dos dois últimos anos, assim como resguardar a renda do trabalhador contra a inflação do ano em curso.