Direito Urbanístico Estatuto da Metrópole - Lei 13.089/2015 Da instituição de regiões metropolitanas e de aglomerações urbanas Da governança interfederativa de regiões metropolitanas e de aglomerações urbanas
Ano: 2023
Banca: FGV
O Estado do Rio de Janeiro, para o aprimoramento da gestão do saneamento básico prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, iniciou obras para a implantação de um cinturão sanitário ao longo da Baía de Guanabara para coletar os esgotos lançados clandestinamente nas redes de drenagem pluvial, o que atinge a cidade de Niterói. Dada a dimensão do transtorno causado, o prefeito decidiu discutir judicialmente a questão. Sobre a impugnação da medida, é correto afirmar que o Estado do Rio de Janeiro:
Direito Urbanístico Estatuto da Metrópole - Lei 13.089/2015 Da governança interfederativa de regiões metropolitanas e de aglomerações urbanas
Ano: 2022
Banca: Avança SP
A Lei 13089/2015 entende a unidade territorial urbana constituída pelo agrupamento de 2 (dois) ou mais Municípios limítrofes, caracterizada por complementaridade funcional e integração das dinâmicas geográficas, ambientais, políticas e socioeconômicas, como:
Direito Urbanístico Estatuto da Metrópole - Lei 13.089/2015 Da governança interfederativa de regiões metropolitanas e de aglomerações urbanas
Ano: 2022
Banca: Avança SP
A Lei 13089/2015 define _______ como o compartilhamento de responsabilidades e ações entre entes da Federação em termos de organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto: