241 Q845290
Direito Processual Civil Recursos Agravo de Instrumento
Ano: 2020
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Quanto ao agravo de instrumento, é correto afirmar que:
242 Q844923
Direito Processual Civil Recursos Apelação
Ano: 2020
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

No julgamento de um recurso de apelação em órgão colegiado de tribunal de justiça, o relator votou no sentido de não conhecer do recurso por ausência de requisito de admissibilidade recursal. Posteriormente, houve divergência entre os outros dois desembargadores que participavam do julgamento: um deles acompanhou o voto do relator; o outro discordou quanto à admissibilidade porque entendeu pelo conhecimento da apelação.


Nessa situação hipotética, de acordo com o previsto no CPC e com a jurisprudência do STJ, a técnica de ampliação do colegiado com a participação de outros julgadores

243 Q844922
Direito Processual Civil Recursos Sujeitos da Relação Processual Recursos Extraordinário e Especial Repetitivo + 3
Ano: 2020
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em determinada seção do STJ, durante julgamento de recurso especial repetitivo acerca de discussão referente ao custeio de medicamento por plano de saúde, questão que se reflete em diversas demandas de consumidores economicamente vulneráveis, foi admitido o ingresso da Defensoria Pública da União na qualidade de guardião dos vulneráveis (custos vulnerablis).
Nessa hipótese, de acordo com a jurisprudência atual do STJ, a atuação como guardião dos vulneráveis
244 Q844587
Direito Processual Civil Recursos Efeitos dos Recursos
Ano: 2020
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

A interposição de recurso face à uma decisão judicial gera determinados efeitos.


Com relação aos efeitos recursais no Direito Processual Civil e sua classificação em cinco espécies, assinale a alternativa incorreta.

245 Q834088
Direito Processual Civil
Ano: 2019
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
No processo civil, as decisões interlocutórias que versam sobre o mérito do processo:
246 Q817212
Direito Processual Civil
Ano: 2019
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
De acordo com o art. 1.015 do Código de Processo Civil, caberá recurso de agravo de instrumento da decisão interlocutória que
247 Q817199
Direito Processual Civil
Ano: 2019
Banca: MPE/PR - Ministério Público do Paraná
Sobre os recursos em espécie, assinale a alternativa incorreta, nos termos do Código de Processo Civil de 2015:
248 Q832845
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
No caso de decisão judicial omissa, contraditória ou obscura, é possível o manejo de Embargos de Declaração. Nesse contexto, é correto afirmar:
249 Q832844
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
Com base nas disposições gerais aplicáveis aos recursos e na jurisprudência dos tribunais superiores, julgue os itens que se seguem. A desistência do recurso, mesmo daquele afetado como paradigma de repetitivos, pode ocorrer até antes do início de seu julgamento.
250 Q829029
Direito Processual Civil
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
No que se refere aos embargos de divergência, julgue os itens de 86 a 90. Os embargos de divergência pressupõem, como hipótese de cabimento, dissenso entre órgãos fracionários necessariamente distintos.