O modelo da estrutura interna do planeta distingue três grandes camadas concêntricas, separadas entre si por descontinuidade, que são as fronteiras que demarcam mudanças na densidade e composição dos materiais. Fonte: MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. Geografia: A construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005.
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:
No Brasil, a militância ambientalista surgiu a partir de debates que se intensificaram, após a década de 1970, acerca da problemática ambiental mundial. O Brasil encontrava-se sob um governo militar que restringia o debate político e ações coletivas. Nesse aspecto, algumas entidades ligaram-se de imediato à comunidade científica e enfrentaram fortíssimos obstáculos criados pelo regime vigente. São situações de oposição do movimento ambientalista no Brasil, em relação às políticas públicas de governos brasileiros, EXCETO
O regionalismo manifesta-se como uma expressão da dimensão política (e também cultural) do espaço, pautado num discurso de reivindicações territoriais, frente a políticas territoriais extrarregionais. Fonte: BEZERRA et. al (Org.). Itinerários Geográficos. Niterói: Ed. UFF, 2007, p.138.
Assinale a alternativa CORRETA quanto à expressão de regionalismo no território brasileiro.
O Censo Demográfico do Brasil de 2010, entre outras conclusões, confirmou alguns comportamentos da população brasileira. Sobre esses comportamentos, assinale a alternativa CORRETA.
A construção do território resulta da articulação de duas dimensões principais, uma mais material e ligada à esfera político-econômica, outra mais imaterial ou simbólica, ligada, sobretudo à esfera da cultura e do conjunto de símbolos e valores partilhados por um grupo social. HAESBAERT, R.; LIMONAD, E. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas. n.° 2 (4), vol. 1.2007.
De acordo com o fragmento do texto, podemos afirmar:
Uma das séries mais utilizadas pelos geógrafos é a Carta Internacional do Mundo (CIM) ou Carta do Mundo ao Milionésimo, da qual se derivou a Carta do Brasil ao Milionésimo. Sobre a CIM, assinale a alternativa INCORRETA.
O planejamento e a gestão das cidades brasileiras avançaram com a Lei Federal 10.257, de junho de 2001, que criou um conjunto de instrumentos para o planejamento e a gestão urbanos, por isso, chamamos essa Lei de
As novas tecnologias aplicadas à cartografia são instrumentais importantes para tornar o mapeamento mais preciso, fazendo com que o mapa se torne um elemento fundamental na sociedade. São novas tecnologias aplicadas à cartografia, EXCETO