2781 Q990228
Direito Constitucional Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado.
Ano: 2022
Banca: IBADE
Cabe privativamente ao Presidente da República:
2782 Q990227
Direito Constitucional Ordem Social Previdência Social
Ano: 2022
Banca: IBADE
A Emenda Constitucional N° 103 de 12/11/2019 alterou o sistema de Previdência Social. Acerca sobre o tema, assinale a alternativa correta.
2783 Q990225
Direito Constitucional Direitos Políticos
Ano: 2022
Banca: IBADE
A idade mínima é uma das condições para elegibilidade a cargo político. Sendo assim, para Presidente da República, Governador e Deputado Estadual, respectivamente, a idade mínima estabelecida pela constituição é de:
2784 Q990224
Direito Constitucional Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs)
Ano: 2022
Banca: IBADE
Por meio das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), o Poder Legislativo fiscaliza a Administração Pública. Sobre o tema, está correto o que se afirma em :
2785 Q990223
Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Ministério Público
Ano: 2022
Banca: IBADE
O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, possuindo a seguinte função institucional:
2786 Q990222
Direito Constitucional Direitos Sociais
Ano: 2022
Banca: IBADE
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, está correto o que se diz em:
2787 Q990221
Direito Constitucional Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado – Municípios
Ano: 2022
Banca: IBADE
Em Municípios de mais de 600.000 (seiscentos mil) habitantes e de até 750.000 (setecentos cinquenta mil) habitantes, deverá ser respeitado o limite máximo de:
2788 Q990220
Direito Constitucional Direitos Sociais
Ano: 2022
Banca: IBADE
Na Constituição Federal de 1988 há previsão legal sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
2789 Q990219
Direito Constitucional Sistema Tributário Nacional Ordem Econômica e Financeira
Ano: 2022
Banca: IBADE
De acordo com o artigo 146 da Constituição Federal, cabe à lei complementar, EXCETO:
2790 Q990218
Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica - ADI ou ADIN Supremo Tribunal Federal + 1
Ano: 2022
Banca: FCC
No âmbito de processo administrativo em que se discute a exigibilidade de crédito tributário estadual, certo contribuinte teve negado seguimento a recurso que interpôs, uma vez que, conforme constou de decisão de instância final, deixou de efetuar depósito prévio ou arrolamento de bens, previstos em lei estadual como condição de admissibilidade recursal. Nessa hipótese, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a condição estabelecida em lei é