341 Q285550
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A Constituição Federal de 1988 (CF) foi elaborada em um contexto histórico marcado, de um lado, pela ânsia de consagrar o moderno conceito de democracia, menos formal e mais identificado com as práticas de cidadania; de outro, pela acelerada urbanização, que leva à mobilização de crescente número de setores da sociedade em busca de soluções para os problemas que a nova realidade urbana fez emergir. Não por acaso, a CF dedica um capítulo às políticas urbanas. Da criação de secretaria, em 1995, passando pelo Estatuto das Cidades, em 2001, e chegando ao Ministério das Cidades, em 2003, um importante caminho foi percorrido, culminando com a aprovação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Considerando o texto acima, relativamente à caracterização da sociedade brasileira co...

342 Q285549
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: EDUCA Assessoria Educacional

“E assim, a cada dia, renovamos a esperança de que o SUS que temos seja transformado no SUS que queremos.” Com essa expressão Sérgio Arouca, referência mundial na Saúde Pública, e autor de vasta produção científica para a construção do SUS viu os seus ideais consolidados na Constituição Federal de 1988.

São princípios doutrinários e organizativos do SUS, EXCETO:

343 Q285544
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
O Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Constituição Federal, possui as seguintes características:
344 Q285538
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

Assinale a alternativa que, de acordo com a Constituição Federal, é uma competência do SUS:

345 Q285524
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: Reis & Reis Auditores Associados

Conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todas as instâncias de governo, para o atendimento das demandas pessoais e das exigências ambientais:

346 Q285523
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
A Constituição Federal, ao tratar do “atendimento integral” – uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde – dá prioridade apenas às atividades
347 Q285505
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O sistema tributário nacional é pródigo na instituição de contribuições como espécies tributárias.

A contribuição que utiliza as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o imposto de renda das pessoas jurídicas é a

348 Q285499
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Conforme o art.145 da Constituição do Brasil, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

I. impostos;

II. taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;

III. contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas;

IV. taxas de profissões regulamentadas;

V. taxas dos serviços cartoriais. Está correto o contido em

349 Q285498
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Acerca da base de cálculo do imposto sobre a importação de produtos estrangeiros é incorreto afirmar que:

350 Q285497
Direito Constitucional
Ano: 2012
Banca: Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI)

São TRIBUTOS de competência dos Municípios segundo a Constituição da República Federativa do Brasil: