Questões sobre História, Atualidades e Tendências em Design

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Listagem de Questões sobre História, Atualidades e Tendências em Design

Desde os tempos da Pré-história, os homens se comunicavam por meio de desenhos. A ilustração sempre foi uma poderosa forma de comunicação. Antes da fotografia, a realidade era retratada com pigmentos de cores e traços de lápis. E, mesmo após a fotografia, a ilustração não perdeu o seu lugar. Conhecer um pouco das técnicas de ilustração, pelo menos na teoria, ajuda muito no momento em que o designer gráfico solicita algum tipo de trabalho desse estilo, ou mesmo quando for analisá-lo. Existe uma técnica muito empregada em história em quadrinhos, caricaturas e tiras para jornal; ela é feita utilizando tinta nanquim e o ilustrador trabalha pressionando para liberar mais ou menos tinta no papel. Trata-se de:

Não é apenas em Hollywood que as histórias em quadrinhos são adaptadas para as telas do cinema. Todos estes filmes brasileiros foram baseados em quadrinhos nacionais, EXCETO

Desde o século XIX as histórias em quadrinhos e o cinema sempre evoluíram lado a lado, compartilhando personagens, criadores e estúdios. Hoje, muitas décadas depois, esta relação continua mais forte do que nunca. 
Todos os produtos da indústria cultural listados a seguir foram originalmente criados como histórias em quadrinhos, EXCETO:

#Questão 906334 - Design Gráfico, História, Atualidades e Tendências em Design, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Programador Visual II - Designer Gráfico

Leia o trecho a seguir, selecionado do livro “Uma introdução à história do design”, de Rafael Cardoso:

O design é fruto de três grandes processos históricos que ocorreram de modo interligado e concomitante, em escala mundial, entre os séculos 19 e 20. O primeiro destes é a industrialização: a reorganização da fabricação e distribuição de bens para abranger um leque cada vez maior e mais diversificado de produtos e consumidores. O segundo é a urbanização moderna: a ampliação e adequação das concentrações de população em grandes metrópoles, acima de um milhão de habitantes. O terceiro pode ser chamado de globalização: a interação de redes de comércio, transportes e comunicação, assim como dos sistemas financeiro e jurídico que regulam o funcionamento das mesmas.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008. p. 22. Sobre a história do design é CORRETO afirmar:

Sobre a história do design é CORRETO afirmar: 

“A história do ensino de Design está certamente ligada à história da Revolução Industrial na Europa, tanto ao que se refere às mudanças tecnológicas, como ao que se refere ao processo de acumulação de capital. Na Alemanha, surge a primeira escola de Design (…) que servirá de base para a formação de escolas de Design no Brasil e no mundo.”
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando as origens e o desenvolvimento do ensino de Design Gráfico no Brasil.

( ) O ensino formal e institucionalizado do Design, de nível superior, iniciou-se no século XX, a partir da década de 1930, com a Bauhaus na sede de Dessau.
( ) No Brasil, o ensino de Design remonta à década de 1930. Mas foi sem dúvida nos anos 1950 que apareceram várias iniciativas de ensino do design moderno.
( ) O Instituto de Arte Contemporânea do MASP foi uma das primeiras iniciativas no campo do ensino de nível superior de desenho industrial no Brasil.
( ) O primeiro grupo de disciplinas de Desenho Industrial e Comunicação Visual foi introduzido apenas em 1962, com a reforma curricular no curso superior da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
( ) O ensino em nível superior no Brasil só começa na década de 1980, com a fundação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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