161 Q224183
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com base nos conceitos e na legislação aplicáveis a contabilidade pública, orçamentos e balanços, julgue os itens a seguir.

A determinação dos custos dos serviços industriais, na administração pública, é irrelevante, visto que os sistemas de contas estão estruturados para o controle orçamentário, financeiro e patrimonial.

162 Q224165
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Recebimentos de recursos em espécie, pagamento de despesa orçamentária e extra-orçamentária, apropriação de despesa, anulação de receita conversão de passivo em receita, reversão de despesas pagas; são exemplos de fatos que envolvem entradas e saídas de recursos, os quais são tratados pelo Sistema

163 Q224163
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Os sistemas de contas, na contabilidade pública, fontes alimentadoras do caixa são:

164 Q224138
Contabilidade Pública
Ano: 2006
Banca: Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Sistema que registra atos praticados pelo administrador que não produzem afetação imediata  nas variações patrimoniais, mas poderão a vir a afetá-lo no futuro.

Assinale, nas alternativas abaixo aquela que contém a denominação do sistema acima descrito e que faz parte da contabilidade governamental.

165 Q650424
Contabilidade Pública
Ano: 2005
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do plano de contas aplicável no âmbito do DF, julgue os itens seguintes. O sistema patrimonial indica as contas do ativo, do passivo e das variações ativas e passivas que não interferem diretamente na composição das disponibilidades e obrigações pendentes ou em circulação.
166 Q650423
Contabilidade Pública
Ano: 2005
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação aos conceitos e aplicações da análise contábil, julgue os itens subseqüentes. Na reclassificação das contas para efeito de análise, é usual incluírem-se duplicatas descontadas no passivo, e não como conta redutora do ativo. Com essa providência, altera-se o quociente de liquidez corrente, mas não o capital circulante líquido.
167 Q562170
Contabilidade Pública
Ano: 2005
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

O Plano de Contas Único da Administração Pública Federal, estruturado com o propósito de atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro contábil dos atos e fatos relacionados com os recursos do Tesouro Nacional, possui as seguintes características, exceto:

168 Q224240
Contabilidade Pública
Ano: 2005
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O lançamento contábil no sistema de compensação:

D - Contratos de serviços

C - Direitos e obrigações contratados

refere-se ao registro de

169 Q224238
Contabilidade Pública
Ano: 2005
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O lançamento contábil no sistema patrimonial:

D - Variação Passiva independente da execução orçamentária

C - Almoxarifado de materiais

refere-se ao registro de

170 Q562166
Contabilidade Pública
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O superávit financeiro é recurso hábil para dar cobertura às despesas fixadas na abertura de créditos adicionais suplementares e especiais, constituindo a diferença positiva entre o ativo e o passivo financeiros. É apurado em balanço patrimonial do exercício anterior. Para estabelecer seu montante utilizável, contudo, devem ser considerados os saldos dos créditos reabertos no exercício e as operações de crédito a eles vinculadas. Para possibilitar essa apuração o Plano de Contas do Governo Federal deve assinalar as contas que pertenceriam ao sistema financeiro e que nele figuram como