Um diretor recebeu três projetos, cada um com vida útil de três anos, cujos fluxos de caixa estão apresentados no Quadro a seguir:

O valor mais próximo, em reais, da soma do VPL dos dois projetos escolhidos pelo diretor é igual a
Um diretor recebeu três projetos, cada um com vida útil de três anos, cujos fluxos de caixa estão apresentados no Quadro a seguir:

O valor mais próximo, em reais, da soma do VPL dos dois projetos escolhidos pelo diretor é igual a
Dois projetos de investimentos diferentes implicam gastos iniciais iguais, seguidos de uma sequência de recebimentos em períodos posteriores. Ambos os projetos têm a mesma taxa interna de retorno de 10% por período.
Deduz-se que, necessariamente, os dois projetos têm o(a) mesmo(a)
As relações entre os haveres e as obrigações de curto prazo de uma empresa fundamentam o cálculo dos índices de liquidez, visando à avaliação da situação da empresa.
Entre as relações listadas abaixo, a única considerada um índice de liquidez é a:
A taxa de retorno esperada de um projeto de investimento a ser realizado por certa empresa é de 20% ao ano. Para financiar o gasto de investimento, a empresa decide fazer um empréstimo ao custo de 10% ao ano, aumentando a proporção de endividamento sobre o capital próprio no seu passivo.
Essa decisão da empresa acarreta várias consequências em relação ao que ocorreria caso financiasse o gasto com capital próprio. Entre essas consequências NÃO se encontra o(a)
A análise dos dados do balanço e a utilização da técnica da Análise Horizontal (AH) permitem concluir que a variação do capital próprio em 2012, em relação a 2011, em percentual, é
A análise vertical do balanço de 2012 mostra que a participação do capital de terceiros, na estrutura de capitais da companhia, em percentual, é Considere a moderna teoria da curva de Phillips, relacionando a taxa de inflação e o nível de atividade econômica.
Essa teoria prediz que se a inércia e a expectativa inflacionárias forem nulas e se houver capacidade ociosa na economia (ou seja, o hiato do produto for negativo), tenderá a ocorrer, a curto prazo, uma situação de
Em certo país, o governo adota um regime cambial de variação administrada da taxa de câmbio. Suponha que a economia esteja em pleno emprego e que haja uma desvalorização cambial da moeda doméstica em relação à estrangeira.
Nesse caso, a inflação interna tenderia a acelerar devido a vários possíveis canais de transmissão, entre os quais NÃO se inclui o(a)
Na avaliação de empresas através do valor de fluxos de caixa gerados, o risco desses fluxos é incorporado às taxas de desconto usadas.
O chamado coeficiente beta costuma ser usado nesses casos, pois mede a(o)
Um projeto de investimento em certa região do país tem uma taxa interna de retorno (TIR) positiva, mas um valor presente líquido (VPL) negativo quando calculado à taxa de desconto (TD) que reflete o custo de oportunidade do capital empregado. O projeto prevê pagamentos aos seus empregados de salários 30% maiores do que os que os oferecidos no mercado de trabalho da região e o trabalho não é mais perigoso ou desagradável do que aquele que já fazem.
Para levar em conta corretamente tal benefício social na análise do projeto, bastará corrigir os cálculos realizados, considerando a(o)