Manúbrio, corpo e processo xifóide são partes da(o):
Processo espinhoso, processo transverso, processo articular superior e inferior e tubérculos anterior e posterior, fazem parte de qual estrutura óssea:
A pele do corpo humano é dividida em camadas. Uma dessas camadas subdividese em 5 camadas da superfície para a profundidade. São elas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. Estas camadas pertencem a qual camada da pele:
Paciente JMS, 34 anos, após queda da própria altura, procura o pronto atendimento próximo a sua residência e após avaliação do ortopedista, foi encaminhado à sala de imobilizações, com diagnóstico de fratura de patela em MIE. O técnico gessista posiciona o paciente sentado na beira da maca, com o joelho do membro lesionado fletido de 10º a 15º graus apoiando em uma escada. Qual o tipo de imobilização indicado para este tipo de fratura:
Sobre os objetivos do gesso, responda a alternativa CORRETA:
I – Manter os fragmentos ósseos alinhados e imobilizados.
II – Prevenir e corrigir deformações.
III – Imobilizar segmentos osteoarticulares com processo infeccioso
IV – Profilaxia de fraturas proporcionando suporte e estabilidade nas articulações enfraquecidas.
São atribuições do técnico em imobilização ortopédica, EXCETO:
Quando um fragmento ósseo penetra, parcialmente, no fragmento adjacente e é geralmente uma fratura de bom prognóstico, devido a sua grande estabilidade, é chamado de fratura:
São fases do processo de consolidação das fraturas, EXCETO:
É um processo inflamatório agudo ou crônico do tecido ósseo, de origem infecciosa, produzida por bactérias piogênicas e que acomete o canal medular ósseo e seus componentes. Esta descrição é correspondente a um quadro clínico de: