No programa de desenho AutoCAD, da Autodesk, as ferramentas com função de aparar, faca ou Cortar e Strech, alongar ou estender
Para fabricar o cabo de tesouras em plástico é utilizada a tecnologia de
As margens de sangria são linhas de sustentação da arte-final e são descritas como
Toda impressão posterior à primeira, nos trabalhos em cores, especialmente nos de tricromia e tetracromia, que permite reconstruir o colorido original, chama-se impressão
As barras de controle para impressão em cores são um dispositivo simples que permite conferir uma série de variáveis relativas aos filmes de seleção e aos próprios impressos. Uma de suas utilidades técnicas é verificar as sobreimpressões dos segmentos chapados em amarelo, magenta e cyan que indicam as tonalidades das cores secundárias e alguns possíveis fenômenos que resultam em manchas coloridas. Tais fenômenos são chamados
O afinamento de pontos de um impresso que contém fotografias acontece quando os pontos mais finos das áreas de mínimas, altas luzes, sofrem redução ou desaparecem durante a impressão, resultando em perda do valor tonal. Isso pode ser evidenciado, comparando-se a última com a primeira folha impressa. Podem ser causas desse problema técnico:
I – tinta mal dispersa contendo partículas grosseiras e aglomeradas de pigmentos, com aspecto arenoso, que transfere mal e provoca abrasão e desgaste das chapas;
II – solução de molhagem excessivamente ácida (PH abaixo de 4) que ataca quimicamente a chapa;
III – eletricidade estática do papel que provoca a atração das folhas entre si;
...Às vezes, acontecem mudanças de tonalidades de uma mesma cor durante a impressão, sem que o impressor tenha modificado qualquer regulagem em relação ao acerto da impressora. Elas podem ser percebidas comparando- se várias folhas impressas em momentos diferentes da tiragem. Analise as afirmações abaixo, considerando que tal mudança de tonalidade pode ocorrer em função da(o)
I – tensão do papel insuficiente para garantir o registro perfeito.
II – tinta muito rígida que não é constantemente agitada no tinteiro ou que não tem sua rigidez reduzida com pasta amaciante.
III – baixa solidez do pigmento.
IV – papel pouco encorpado, fino, muito liso e com baixa resistê...
O livro é um produto gráfico o qual possui uma anatomia que o distingue de outras peças. Qual das descrições abaixo corresponde a uma de suas estruturas?
Em artes gráficas, um original é qualquer tipo de imagem que se queira reproduzir por meio de processos de pré-impressão e de impressão. Podem se distinguir um dos outros de acordo com suas respectivas características. Nesse contexto, relacione o tipo de original com sua respectiva descrição.

As associações corretas são
Os principais componentes dos caracteres são as hastes. Pode-se afirmar que sem as hastes eles não existiriam. As linhas que formam as hastes dos caracteres são: retas, quebradas, curvas e mistas. Considerando essas informações, relacione o tipo de letra com a respectiva forma de haste.

As associações corretas são