61 Q973102
Conhecimentos Gerais Migração, Refugiados e Demografia
Ano: 2022
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
O Brasil dos refugiados
O brutal assassinato de Moïse Mugenyi Kabagambe num quiosque na Barra da Tijuca (RJ) chocou o país por sua crueldade. Além de escancarar o racismo brasileiro, o caso também chamou atenção para a situação precária de muitos imigrantes e refugiados vindos ao Brasil de países em conflito. A República Democrática do Congo, de onde vieram Moïse e sua família, está entre os países que mais têm refugiados no Brasil. Além dos congoleses, há venezuelanos, sírios, bolivianos e haitianos entre as mais de 66 nacionalidades de pessoas que se refugiaram em solo brasileiro. Desde 2016, a população de refugiados no Brasil sextuplicou – reflexo da migração mais intensa de venezuelanos na fronteira com Roraima. [...]
Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-brasil-d...
62 Q973094
Conhecimentos Gerais Migração, Refugiados e Demografia
Ano: 2022
Banca: IDECAN
O padrão de distribuição populacional no Brasil sofreu alterações regionais desde o período de sua fundação colonial, imperial e republicana. Os movimentos migratórios e as novas centralizações de atividades econômicas configuraram novo padrão espacial de assentamento demográfico no país. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 indicam que “a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais (...) e a Região com maior percentual de população urbana é o Sudeste, com 93,14% das pessoas vivendo em áreas urbanas. A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%” (IBGE).
(Fonte: IBGE Educa, 2022. Disponível em: População rural e urbana | Educa | Jo...
63 Q973085
Conhecimentos Gerais Migração, Refugiados e Demografia
Ano: 2022
Banca: IDECAN
Na última década, o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) tornou-se um grande objeto de estudo para urbanistas e geógrafos urbanos interessados em discutir o acesso e o direito à habitação no Brasil, notadamente em porções do espaço urbano que requerem o cumprimento desse direito social.
O mapa abaixo, elaborado por Rolnik et al (2015), apresenta empreendimentos imobiliários do MCMV na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e a distribuição de aglomerados subnormais.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Rolnik et al, 2015. Disponível em: Scielo.org.br..
Com base na apresentação do mapa, assinale a alternativa correta em relação ao processo urbano q...
64 Q880988
Conhecimentos Gerais
Ano: 2020
Banca: EDUCA
A crise dos refugiados tem sido debatida amplamente na mídia atual. Sobre esta questão podemos considerar que:
I. O que força a saída dessas pessoas de seu país natal são conflitos armados e conflitos políticos, causando a necessidade de asilo no país em que chegam buscando refúgio. II. O refugiado é considerado diferente do imigrante que, geralmente, abandona seu país natal por motivos econômicos ou desastres naturais. III. A principal diferença entre refugiados e imigrantes está no motivo pelo qual essas pessoas se deslocam de um lugar para o outro.
Está(ão) CORRETA(S):
65 Q880885
Conhecimentos Gerais
Ano: 2020
Banca: GSA CONCURSOS
Quando o assunto é migrações ou movimentos migratórios, deparamo-nos com um fenômeno interessante: o grande número de imigrantes internacionais o que constitui o 5º “país” mais populoso do mundo. Indique quais são os motivos que fazem as pessoas migrarem para outros países: