Conhecimentos Bancários Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Comissão de Valores Mobiliários - CVM
Ano: 2023
Banca: FGV
Sobre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A CVM não tem estabelecidos prazos máximos para decisão de autorização de funcionamento de novas instituições sob sua regulação.
( ) As corretoras e as distribuidoras de títulos e valores mobiliários são de supervisão exclusiva da CVM.
( ) As plataformas eletrônicas de investimento participativo (Crowdfunding de investimento) são reguladas pela CVM.
As afirmativas são, respectivamente,
Conhecimentos Bancários
Ano: 2023
Banca: FGV
Tendo por base as previsões do Guia de Conduta Ética do Banestes, assinale a afirmativa correta.
Conhecimentos Bancários Autorregulação bancária
Ano: 2023
Banca: FGV
Tendo por base as previsões do Guia de Conduta Ética do Banestes, analise os itens a seguir.
I. O funcionário do Banestes tem o dever de avaliar a conformidade dos normativos internos com os normativos externos e buscar soluções para a atualização e adequação, caso necessário.
II. Toda guarda de bens do Banestes para utilização fora do local de trabalho pelo funcionário do Banestes é considerada “para fins particulares”.
III. O funcionário do Banestes deve se comprometer e colaborar com a atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos ou privados, ou no âmbito das agências reguladoras e dos órgãos de fiscalização do SFN (Sistema Financeiro Nacional).
Está correto o que se afirma em
Conhecimentos Bancários Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional Crime de Lavagem de Dinheiro - Conceito, Etapas e Prevenção Fraudes
Ano: 2023
Banca: FGV
Em relação à prevenção do uso do Sistema Financeiro para atos ilícitos, em conformidade com a Lei nº 9.613/1998, assinale a afirmativa correta.
Conhecimentos Bancários Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional Crime de Lavagem de Dinheiro - Conceito, Etapas e Prevenção
Ano: 2023
Banca: FGV
Em relação à prevenção da utilização do Sistema Financeiro para os atos ilícitos, em conformidade com a Lei nº 9.613/1998, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A identificação de clientes do Banestes, quando se tratar de pessoa jurídica, deverá abranger as pessoas físicas autorizadas a representá-la, bem como seus proprietários.
( ) O Banestes fica desobrigado de fazer comunicações, na periodicidade estabelecida pelo órgão competente, quando não ocorrerem propostas, transações ou operações passíveis de serem comunicadas.
( ) Uma pessoa condenada por crimes de "lavagem" ou ocultação de valores fica interditada para o exercício de cargo de diretor, de membro de conselho de administração ou de gerência do Banestes pelo dobro do tempo da pena privativ...
Conhecimentos Bancários Moedas Virtuais ou Criptomoedas
Ano: 2023
Banca: FGV
Em relação à ruptura digital no SFN (Sistema Financeiro Nacional) promovida pelo PIX; pelos criptoativos, CBDC (Central Bank Digital Currency – moeda digital de banco central) e outras moedas digitais, e a Lei nº 14.478/2022 (“Lei de Criptoativos”), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Todas as transações de “PIX Saque” e de “PIX Troco” podem ser cobradas das pessoas físicas.
( ) À semelhança das criptomoedas privadas de emissão descentralizada, como o Bitcoin, a CBDC não tem garantia de valor em relação à moeda soberana de um país.
( ) A Lei nº 14.478/2022 (“Lei de Criptoativos”) estabelece que o Código de Defesa do Consumidor não é aplicado às atividades ou operações com criptoativos.
As afirmativas são, respectivamente,
Conhecimentos Bancários Atualidades do Mercado Financeiro Open Banking e Open Finance
Ano: 2023
Banca: FGV
Em matéria de ruptura digital no setor bancário e financeiro promovida pelo “Open Finance” (sistema financeiro aberto), assinale a afirmativa correta.
Conhecimentos Bancários Atualidades do Mercado Financeiro Fintechs, Startups e Big Techs Transformação Digital no Sistema Financeiro
Ano: 2023
Banca: FGV
Em tema de ruptura digital no SFN (Sistema Financeiro Nacional) promovida pelas Fintechs de crédito SCD (Sociedades de Crédito Direto) e SEP (Sociedades de Empréstimo entre Pessoas), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As SCD e as SEP têm por objeto a realização de operações exclusivamente por meio de plataforma eletrônica.
( ) As SCD podem obter recursos para concessão de créditos em operações de repasses e de empréstimos originários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
( ) As SCD e as SEP não podem atuar como iniciadoras de transação de pagamento.
As afirmativas são, respectivamente,
Conhecimentos Bancários Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Atualidades do Mercado Financeiro Sistema Financeiro Nacional - Noções Gerais + 1
Ano: 2023
Banca: FGV
Em relação à ruptura digital no SFN (Sistema Financeiro Nacional) promovida pelas IPs (Instituições de Pagamento), assinale a afirmativa correta. 
10 Q905454
Conhecimentos Bancários Atualidades do Mercado Financeiro Funções da Moeda
Ano: 2023
Banca: FGV
A oferta de moeda varia