Questões de Conhecimentos Bancários da CESGRANRIO

Ao desenvolver a avaliação estratégica de uma empresa, o diretor percebeu que a principal fonte de vantagem competitiva da organização estava situada na alta eficiência dos sistemas de informação e planejamento e na qualidade das relações interpessoais dentro dos departamentos e entre os mesmos.

Com base nessa informação, o diferencial de vantagem da empresa em questão está localizado na área de

  • A. gestão
  • B. produção
  • C. tecnologia
  • D. marketing
  • E. recursos naturais
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No mercado de ações, existem instrumentos derivativos criados para minimizar os riscos de oscilação de preço, de modo a oferecer um mecanismo de proteção ao mercado contra possíveis perdas, além de servir para criar estratégias especulativas em relação à trajetória de preço das ações.

As negociações de calls e puts sobre ações e sobre o índice Ibovespa, para preços de exercício e datas de vencimento definidas pela bolsa de valores, quando da abertura das séries para tais operações, são realizadas no mercado:

  • A. à vista
  • B. a termo
  • C. de especulação
  • D. de opções
  • E. de hedging
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Uma ação eficaz, durante o atendimento bancário, para aumentar a possibilidade de fechar uma venda é
  • A. fazer perguntas para identificar as necessidades dos clientes.
  • B. incentivar o cliente a adquirir um novo produto de que não precisa.
  • C. induzir o correntista a comprar produtos que o banco precisa vender.
  • D. prospectar novos clientes com potencial para se tornarem correntistas do banco.
  • E. revelar ao cliente a pressão para que a equipe bata as metas de vendas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere a situação a seguir.

Um cliente chega à agência bancária e tem de esperar mais de vinte e cinco minutos para ser atendido e abrir sua conta salário. Fica irritado com a demora e pede para falar com o gerente. Esse cliente relata o problema ao gerente e pede uma solução para que outros clientes não tenham de passar pelo mesmo que ele passou.

Em algumas situações de entrega de serviços, os clientes se sentem insatisfeitos e fazem reclamações. Quando essas reclamações são feitas com o intuito de gerarem alguma alteração na forma com que o serviço é prestado, mesmo que surtam efeito apenas em outra oportunidade, para outro cliente, elas têm uma denominação específica.

Na situação descrita acima, elas são denominadas reclamações

  • A. ativas
  • B. passivas
  • C. pessoais
  • D. paradoxais
  • E. instrumentais
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O encerramento do atendimento ao cliente é um momento da venda em que os profissionais devem
  • A. abordar os clientes na agência e encaminhá-los para o atendimento.
  • B. agir de maneira educada e cortês e investigar as necessidades dos correntistas.
  • C. ligar para os correntistas e acompanhar os detalhes do recebimento do produto.
  • D. observar os sinais de concordância dos clientes e incentivá- los a adquirir o serviço.
  • E. realçar os benefícios da marca e zelar pela manutenção da carteira de cliente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Um professor de marketing, numa aula sobre vantagem competitiva e comunicação, deve explicar a seus alunos que, nesse âmbito, é adequado entender que
  • A. ações eficazes do mix de promoções geram valor para a marca.
  • B. distorções da mensagem influenciam pouco no entendimento do seu conteúdo.
  • C. empresas devem evitar ações específicas de propaganda para seus produtos.
  • D. organizações sem fins lucrativos não precisam anunciar suas ações.
  • E. veiculações das mensagens determinam a compreensão pelo receptor.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os bancos comerciais são entidades financeiras cujo objetivo principal é propiciar financiamento a pessoas físicas e jurídicas.

O tipo de financiamento direcionado às necessidades correntes das empresas, tais como manutenção de estoques e compra de matérias-primas e insumos, é denominado

  • A. financiamento de capital fixo
  • B. financiamento de capital de giro
  • C. crédito direto ao consumidor
  • D. crédito pessoal não consignado
  • E. crédito pessoal consignado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os bancos de investimento são caracterizados por
  • A. captar recursos por depósitos à vista.
  • B. ser especializados em operações de curto prazo.
  • C. poder captar recursos através dos Certificados de Depósito Bancário.
  • D. poder aplicar livremente no setor público.
  • E. não ser regulados pelo Banco Central do Brasil.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em países que adotam o regime de câmbio flutuante, as mudanças diárias observadas nas taxas de câmbio estão relacionadas a diversos fatores.

Considerando-se, no entanto, exclusivamente, a matéria jornalística, o principal fator que explica a desvalorização do real brasileiro no movimento diário do mercado de câmbio descrito no texto foi a(o)

  • A. aumento da oferta de divisas no mercado de câmbio
  • B. forte intervenção do Banco Central do Brasil no mercado de câmbio
  • C. situação política corrente no Brasil
  • D. piora das condições macroeconômicas no Brasil
  • E. incerteza futura e maior percepção de risco por parte dos investidores
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No Brasil, a fixação das diretrizes e normas concernentes às políticas monetária, creditícia e cambial, é da competência do
  • A. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
  • B. Ministério da Fazenda
  • C. Conselho Monetário Nacional
  • D. Banco Central do Brasil
  • E. Banco do Brasil
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: