A época do jornalismo que corresponde à imprensa de massa e marca o início da profissionalização dos jornalistas e a utilização da publicidade corresponde ao período de:
O gênero de jornalismo que está com o conceito correto, segundo a prática jornalística diária, é:
Em 27 de abril de 2005, a “Veja” publicava, com o título de “O jogador”, a seguinte notícia: “Nagi Nahas − o especulador que explodiu a Bolsa do Rio em 1989 e hoje se dedica a outros negócios − é um apostador nato. No fim de março, perdeu numa noite em Monte-Carlo cerca de 1,5 milhão de Euros no cassino. Isso mesmo, algo como 5 milhões de Reais. Alguns amigos brasileiros foram testemunhas do infortúnio. Audacioso, ele voltou ao pano verde no dia seguinte e recuperou parte dessa dinheirama”. Pelo seu teor, essa matéria deve ser classificada como
A respeito de seu gênero jornalístico preferido, Fernando Sabino afirmou que trata do "pitoresco ou o irrisório no cotidiano de cada um”. Em relação à forma de abordagem usada, o autor afirmava buscar “apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num incidente doméstico”, dizia tornar-se “simples espectador”. As características referidas por Sabino pertencem
Em termos de prática jornalística, muitos autores diferenciam os procedimentos para elaboração de notícias e reportagens. Em relação às diferenças entre esses dois gêneros jornalísticos podemos afirmar que:
Existem jornalismo literário e obras literárias de conteúdo jornalístico, o que implica diferentes características narrativas. Considerando esse pressuposto, julgue os itens subseqüentes.
Jornalismo e literatura não são gêneros narrativos comparáveis, pois, enquanto um trata da realidade (pirâmide normal), o outro trata do ficcional (pirâmide invertida).
"O ex-pugilista Mike Tyson, 39, foi detido pela Polícia Militar de São Paulo na saída de uma boate, ontem de madrugada, e liberado após depor. Tyson foi acusado de agredir um cinegrafista de TV que o filmava em outra boate, além de danificar a câmera e destruir a fita. Ele confirmou ter destruído a fita, mas negou ter agredido o jornalista." (Folha de S. Paulo, 11 nov 2005, p. A1).
O texto acima se classifica CORRETAMENTE como parte de uma reportagem:
Sobre notícia, análise as definições abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).
( ) Relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante, e este, de seu aspecto mais importante.
( ) Conhecimento da realidade baseado na cristalização do aspecto singular do fenômeno, já trazendo em si uma certa concepção particular e universal do mundo.
( ) Forma de expressão artística que tem por fim o humor.
( ) Gênero que prioriza a opinião do jornalista.
( ) Narrativa em que predomina a função poética da linguagem.
A seqüência correta é:
Os releases mantêm relação com os gêneros jornalísticos informativo, interpretativo e opinativo. A partir dessa relação, analise as seguintes afirmativas.
I. O release informativo perdeu sua força diante das tecnologias digitais, que ampliam a cobertura dos repórteres de veículos.
II. Recomenda-se que a assessoria de imprensa limite o envio de release opinativo àqueles, sob a forma de artigo.
III. O release interpretativo deve ter uso calculado, pois a contextualização cabe essencialmente ao jornalista do veículo.
A partir dessa análise, pode-se concluir que